SC Braga e Sporting empatam

Futebol Fem. - Liga BPI

Minhotos estão agora na 2ª posição

SC Braga e Sporting empataram, a um golo, nesta tarde de domingo, um resultado que, por consequência, favoreceu o Benfica, que se distanciou ainda mais na liderança. Num jogo emocionante e de excelente qualidade, a divisão de pontos acaba por se aceitar e até justificar, embora as lisboetas tenham estado muito mais próximas de conquistar a vitória.

O início do jogo foi espetacular e com ambas as equipas, desde logo, à procura do golo. O confronto foi, pois, marcado por uma intensidade elevada e um forte investimento no ataque de parte a parte, ainda que com maior protagonismo das minhotas. Os números falam por si: antes do fecho dos primeiros 10’, já se contabilizavam duas excelentes oportunidades para as bracarenses. Carolina Rocha (2’) e Manjou Wilde (3’) obrigaram Seabert a intervenções de alto nível, enquanto Diana Silva, após um passe magistral de Cláudia Neto (7’), viu-se sem espaço para finalizar uma jogada bem construída.

A entrega das duas equipas não podia ser maior, proporcionando um espectáculo de qualidade. Além do ritmo intenso e das oportunidades criadas, as formações demonstraram um comportamento exemplar e uma atitude saudável, fazendo jus às expectativas e seduzindo os adeptos com um futebol de alto nível. À superioridade evidenciada pelas bracarenses na fase inicial do jogo, o Sporting respondeu da melhor forma. Com uma pressão alta e uma equipa bem organizada em campo, não apenas equilibrou as ações como, em vários momentos, assumiu o protagonismo da partida.

Foi precisamente durante esta boa fase leonina que surgiu a primeira das duas melhores ocasiões do primeiro tempo: Ana Borges, com um passe fantástico, aos 24 minutos, encontrou Diana Silva, que, com um remate espontâneo e de excelente execução, enviou a bola ao poste. Uma jogada que ilustrou o crescimento do Sporting e manteve a intensidade do espetáculo em alta, numa altura ainda (29’) em que Maiara viu o seu golo anulado por fora de jogo de Diana Silva no início da jogada.

Apesar do bom momento das lisboetas, foi o SC Braga quem chegou à vantagem. A jogada nasceu de um momento de classe de Zoi Van De Ven, que desequilibrou a defesa adversária. O corte incompleto de Eaton-Collins acabou por deixar a bola à mercê de Dolores Silva, que, com um remate seco e preciso no coração da grande área, fez o golo, aos 39 minutos. Uma finalização eficaz que premiou a objetividade das bracarenses numa primeira parte de grande intensidade.

O Sporting regressou ao jogo de forma surpreendente, assumindo uma atitude altamente pressionante, ou melhor, reagiu de forma eficaz às três substituições promovidas por Micael Sequeira. O empate surgiu num lance marcado por alguma felicidade: após um livre cobrado por Maiara, a bola desviou na barreira e sobrou para Fátima Pinto - a defesa  central não desperdiçou a oportunidade e, com um remate forte e certeiro, restabeleceu a igualdade (51’), fazendo o 1-1.

A partir do empate, o jogo ganhou em competitividade e intensidade. No entanto, foram as lisboetas que, com uma atitude mais consistente e um sentido prático apurado, dominaram o jogo em todos os seus capítulos. Telma Encarnação, aos 67 minutos, obrigou Patrícia Morais a uma grande defesa, e, já na reta final, Beatriz Fonseca, de cabeça, rematou à barra, aos 85’. No minuto seguinte, Telma Encarnação voltou a forçar uma nova intervenção de destaque de Patrícia Morais.
As visitantes tomaram, pois, as rédeas da partida nesta parte decisiva e estiveram, claramente, mais perto de conquistar a vitória.

FICHA DE JOGO

SC BRAGA, 1 SPORTING, 1
( 1-0 ao intervalo)
Liga BPI
Jornada 10
Estádio 1. de Maio

Árbitra: Silvia Domingos
Árbitras assistentes: Vanessa Gomes e Vera Correia
Quarta árbitra: Patrícia Carneiro

SC BRAGA: Patrícia Morais, Leah Lewis, Ellie Walker, Ágata Filipa, Dolores Silva (Cap.) (Maria Leonor Miller, 81’), Manjou Wilde, Ana Rute, Taty Sena (Melany Fortes, 90’+2’),  Carolina Rocha (Mylena, 69’), Sissi (Daniela Silva, 90’+2’), Zoi Van De Ven (Malu Schmidt, 69’). 
Suplentes não utilizadas: Aline Lima, Mariana Azevedo, Madalena Marau, Vânia Duarte.
Treinador: Miguel Santos
Disciplina: cartão amarelo para Ana Rute (72’), Patrícia Morais (76’); cartão vermelho para Miguel Santos (76’) - treinador.

SPORTING: Hannah Seabert, Georgia Eaton-Ellis, Ana Borges (Cap.), Mégane Sauvé (Miri O’ Donnel, 46’), Fátima Pinto, Mariara Niehues, Brenda Pérez (Andreia Bravo, 46’), Cláudia Neto, Beatriz Fonseca, Diana Silva (Telma Encarnação, 46’), Jacynta Gala (Joana Martins, 63’).
Suplentes não utilizadas: Catriona Sheppard, Andrea Norheim, Rita Fontemanha, Vera Cid, Alícia Correia.
Treinador: Micael Sequeira
Disciplina: cartão amarelo para Beatriz Fonseca (59’),

Golos: 1-0 (Dolores Silva, 39’), 1-1 (Fátima Pinto (51’)

Mulher do jogo
Fátima Pinto desempenhou um trabalho defensivo exemplar na proteção da sua área, anulando por completo a principal goleadora da Liga BPI, Taty Sena. Numa das suas visitas à área minhota, marcou o golo do empate. Torna-se, pois, evidente a grande influência de Fátima Pinto, que não só cumpriu com excelência a sua missão defensiva, como também contribuiu significativamente para a conquista de um ponto.


;
;
22 de Dezembro 2024
Foto

FPF

Notícias