Os tradicionais votos de Boas Festas do Presidente da FPF
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, deixa neste 25 de dezembro de 2024 uma mensagem de Natal com os votos Boas Festas e Feliz Ano Novo, fazendo um balanço do que foram os seus anos à frente dos destinos da FPF.
Mensagem de Fernando Gomes:
"À medida que 2024 chega ao fim, é tempo de refletir sobre tudo o que conseguimos alcançar no âmbito da atividade da FPF.
No objetivo da nossa missão estão os resultados desportivos, mas ao longo dos anos temos construído um caminho que não se resume a ganhar ou a perder – felizmente a ganhar mais do que a perder - e àquilo que conquistamos.
O que nos define é a forma como olhamos para o processo e a preocupação que temos em criar condições para conseguirmos estar mais próximos dos objetivos que ambicionamos.
Por isso, quando revejo 2024, verifico a solidez dos projetos que concretizámos e que são essenciais não apenas para o futuro da FPF e do futebol, mas também do Desporto e do País.
Congratulo-me, por isso, com o êxito que têm tido dois programas do nosso plano estratégico que atravessam gerações e que são um verdadeiro testemunho do nosso compromisso em promover o desporto nas suas várias vertentes e envolver o País e toda a população, desde as crianças às pessoas de mais idade.
Um, é A Hora dos SuperQuinas cuja disseminação tem sido incrível, estando já presente em 1.400 escolas, envolvendo 75.000 alunos em 303 concelhos. O outro, é o Walking Football que continua a mobilizar clubes e associações e a crescer em número de praticantes - são mais de dois mil!
Foi também fruto de um pensamento estrutural que inaugurámos a FPF Arena Portugal, um espaço que permitirá que o futsal continue a crescer e que servirá todas as seleções da modalidade de forma a prosseguir na rota das conquistas. Em breve, o Canal 11 irá instalar-se naquela infraestrutura, beneficiando de melhores condições para continuar a sua missão de divulgação e promoção do futebol português.
Porque no centro das nossas preocupações estão as pessoas, esta é igualmente a oportunidade de voltar a manifestar a minha sincera e profunda gratidão a todos os colaboradores da Federação, cuja dedicação e empenho foram fundamentais para chegarmos onde estamos hoje.
É também o momento para agradecer aos meus colegas de Direção - todos eles sem exceção, incluindo Hermínio Loureiro, Elísio Carneiro e Carlos Coutada – e aos membros dos órgãos sociais pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 13 anos.
Sem o contributo de todos não teria sido possível concluir mais um ano de grandes objetivos desportivos cumpridos: a qualificação para os quartos de final da Liga das Nações, as presenças garantidas no Campeonato da Europa feminino e no Europeu de sub-21, e a participação nas fases decisivas das seleções masculinas e femininas de sub-17 e sub-19 nos respetivos Euros, o apuramento para o Mundial de futebol de praia e o arranque positivo da qualificação para o Campeonato da Europa de futsal.
É, pois, de coração cheio de orgulho e gratidão que desejo a todos um tempo de paz, convívio e felicidade, rodeados das suas famílias.
Feliz Natal!"