Supertaça de Futsal Placard

Ambição máxima para a Supertaça

Futsal - Supertaça

Treinadores e jogadores de Sporting CP e SC Braga fizeram a antevisão da Supertaça de Futsal Placard.

A Supertaça de Futsal Placard disputa-se este sábado no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, colocando frente a frente o campeão nacional, o Sporting CP, e o vencedor da Taça de Portugal Placard, o SC Braga.

FOTOGALERIA

PROGRAMA OFICIAL

O jogo da disputa do primeiro título da temporada está agendado para este sábado, às 20h00 e terá transmissão em direto no Canal 11.

As equipas treinaram esta sexta-feira no palco do grande jogo, sendo que entre os aprontos das equipas foi realizada a conferência de imprensa conjunta de antevisão com treinador e jogador de cada equipa.

Nuno Dias, treinador do Sporting CP, em discurso direto:

"É um troféu que está em jogo e no fim a equipa que o vencer ninguém se vai lembrar se o mereceu ou não. No entanto, queremos sempre jogar bem, estando conscientes que o que importa é vencer. Gostamos de ganhar, mas é preocupamo-nos em fazê-lo jogando bem, proporcionando um espetáculo agradável para quem o vê, nós vamos querer aliar o jogar bem à vitória.

No dia em que acharmos que não há nada mais para inventar, então não estaremos aqui a fazer nada. Acho que há sempre margem para surpreender, como por exemplo no último jogo da Champions League, o Sporting foi surpreendido e isso faz aumentar a qualidade do jogo, dos atletas, porque obriga a uma mudança. Isso aconteceu e irá acontecer apesar de nós nos enfrentarmos tantas vezes, e foi evidente na última vez que nos defrontamos.

Olhamos para o nosso adversário como um rival forte em todos os sentidos, quer individual quer coletivamente. Com características muito próprias daquilo que é o modelo e a ideia de jogo do SC Braga. Desde a subida do Dudu de uma forma mais ofensiva, situações com dois pivôs fortes ofensivamente, um mais finalizador, outro que segura e trabalha mais. Jogadores como o Rafael Henmi, o Tiago Brito ou o Fábio Cecílio, muito competentes no um para um, ou como o Ygor, para pensar o jogo e estabelecer ritmos. Atletas fisicamente fortes como o Tiago Sousa, que no duelo individual criam sempre dificuldades. Por norma é um equipa solidária, que gosta de ter a bola e que tem a capacidade de nos criar problemas. Se fosse uma equipa com pouca qualidade era mais fácil. No entanto, é um coletivo para o qual teremos que estar altamente preparados"

Joel Rocha, treinador do SC Braga, em discurso direto:

"A eficácia é uma componente importante do jogo, mas para sermos eficazes temos que fazer muitas coisas bem feitas. E este sábado, tendo em conta o rival, mais ainda. Até lá há muito caminho a fazer,  sendo que essa assertividade também tem que estar presente no âmbito defensivo, procurando travar o Sporting, que quando chega não consegue finalizar. Dentro dos 40m x 20m, teremos que ser altamente consistentes, porque nestes jogos não há antes nem depois, temos que ir de acordo ao propósito que temos que é vencer o encontro. Acima de tudo nestas antevisões, que amanhã seja um grande jogo das três equipas e que no final que ganhe o melhor, que seja o SC Braga.

Analisar a equipa do Sporting eu consigo fazer de forma sucinta. No entanto, a dificuldade é anular aquilo que esta equipa consegue criar do ponto de vista individual e coletivo. São uma equipa bastante organizada em todos os momentos do jogo. Constantemente consciente sobre aquilo que querem que aconteça durante o jogo. Sabe perfeitamente qual é que é o estado emocional que os favorece mais em virtude do tempo e ambiente. Os números são bastante claros, e por isso não é necessário que esteja aqui a caracterizar a qualidade que tem. 

No ponto de vista da nossa  análise, ora jogam rápido ou direto, organizados  a sair de pressão sendo o Henrique uma peça fundamental. Quando isto não é possível, fazem uma ligação objetiva com os pivôs, Zicky, Allan e Sokolov. E vamos instruir a nossa equipa de forma a impedir tudo isso. A organização na bola parada ofensiva e defensiva, é talvez a equipa que mais dificuldade que nos consegue criar na pressão ao portador da bola e aos apoios. Sabemos que às vezes é importante simplificar, fazer uma tabela, procurar uma bola nas costas, procurar jogar a dois três toques para também podermos cortar"

Alex Merlim, jogador do Sporting CP, em discurso direto:

"É uma final, uma partida difícil, como nós já esperávamos. São as duas melhores equipas da época anterior, com grandes jogadores. O facto de ser um troféu decidido num só jogo partida torna tudo mais complicado, mas iremos tentar impor o nosso ritmo e usar as nossas armas para podermos sair com a vitória.

Tudo o que fizemos no passado é passado. Se não vivermos o presente e não conquistarmos o título de nada vale. Nós como jogadores temos de pensar no agora, tenho a certeza que será um grande espetáculo para quem gosta de futsal, vamos aproveitar todas as forças que temos para conquistar o troféu"

Tiago Brito, jogador do SC Braga, em discurso direto:

"Concordo em absoluto com o que foi dito pelo Merlim, sabemos que é um jogo difícil para ambas as equipas, mas temos noção que temos qualidade e vamos fazer tudo para levantar o troféu.

Queremos um Braga semelhante ao dos últimos jogos, muito mais competitivos durante todo o encontro e é essa a imagem que queremos deixar, estamos focados e preparados para que assim seja".

A Federação Portuguesa de Futebol vai continuar a implementar o sistema de suporte de vídeo à arbitragem nas decisões do futsal, neste caso nesta Supertaça de Futsal Placard. O sistema tem sido usado nas decisões do playoff do campeonato, assim como nas Supertaças, Taças da Liga de Futsal Placard e Taças de Portugal de Futsal Placard.


;
;
27 de Dezembro 2024
Foto

Hernâni Pereira/FPF

Notícias