Sporting vence Marítimo e é 2.º à condição

Futebol Fem. - Liga BPI

Estreia com golo de Matilde Nave.

O Sporting venceu o Marítimo por 3-0 e terminará a 1.ª volta da Liga BPI na vice-liderança, caso o Braga não vença na visita ao líder Benfica no fecho desta 11.ª jornada da competição.

O resultado ficou fechado aos 77’, quando Matilde Nave (17 anos) fez o 3-0 na primeira vez em que tocou na bola na Liga BPI, assistida por Telma Encarnação. 

A ponta-de-lança madeirense, já no tempo de compensação (90’+2) e sob uma tromba de água no Estádio Aurélio Pereira, também meteu a bola na baliza da sua antiga equipa com um bonito chapéu, mas o lance seria anulado com intervenção do VAR, por fora-de-jogo de Telma Encarnação no momento do passe de Brenda Pérez.

Confirmando a tendência histórica – 15 vitórias leoninas e 0 derrotas em 17 encontros, sendo que, no Campeonato, apenas cedeu um empate, no primeiro jogo, em outubro de 2018 –, o Sporting já chegou ao intervalo a vencer por 2-0, se bem que o Marítimo ainda tenha feito a igualdade num lance de bola parada, com o VAR a ter de intervir para assinalar a posição de Sofia Lewis.

Maiara Niehues colocara o Sporting na frente, antecipando-se com o pé esquerdo a Paula Fernandes, para emendar um cruzamento da esquerda de Beatriz Fonseca, a meia altura, para o 1.º poste.

Aos 37’, agora na “sua” ala direita, Beatriz Fonseca foi descoberta por Ana Borges na profundidade e, da linha de fundo, com um cruzamento rasteiro, assistiu Diana Silva, que finalizou com o pé direto, levando a bola a tabelar no 1.º poste.

Diana Silva teve boa oportunidade para bisar ainda antes do intervalo (44’), surgindo nas costas da defesa, mas a saída de Nicole Panis e a recomposição rápida da defensiva evitaram o colapso prematuro da equipa insular.

O Sporting manteve-se por cima durante toda a segunda parte, desperdiçando várias vezes a possibilidade de, pelo menos, igualar o resultado típico com o Marítimo (4-0). No último encontro, a 27 de abril, tinha vencido por 7-0 no Funchal.

Clique aqui para conferir todos os resultados e classificação

FICHA DE JOGO

SPORTING 3-0 MARÍTIMO (2-0 ao intervalo)

Liga BPI

11.ª jornada

Estádio Aurélio Pereira
Árbitra: Sofia Gama
Assistentes: Vânia Almeida e Carolina Vieira
Quarto árbitro: Matilde Maia

SPORTING: Hannah Seabert; Georgia Eaton-Collins, Joana Martins (Jacynta Gala, 63’), Ana Borges (cap), Fátima Pinto, Beatriz Fonseca, Cláudia Neto (Matilde Nave, 75’), Diana Silva (Telma Encarnação, 63’), Maiara Niehues, Andreia Bravo (Brenda Pérez, 63’) e Miri O’Donnell (Carolina Pimenta, 80’).
Suplentes não utilizados: Catarina Potra, Andrea Norheim, Rita Fontemanha e Vera Cid.
Treinador: Micael Sequeira
Disciplina: nada a registar.

MARÍTIMO: Nicole Panis; Jenna Holtz, Sade Heinrichs, Shelby High, Joana Silva, Paula Fernandes (cap) (Diana Freitas, 54’), Telma Pereira (Lara Freitas, 80’), Jana Radosavjevic (Inês Freitas, 80’), Sofia Lewis, Catarina Abreu (Érica Costa, 62’) e Fatumata Sissé (Sara Ferreira, 62’).
Suplentes não utilizados: Bárbara Santos e Carla Gonçalves.
Treinador: Albano Oliveira
Disciplina: nada a registar.

Golos: 1-0, Maiara Niehues (10’); 2-0, Diana Silva (37’); 3-0, Matilde Nave (77’).

Mulher do Jogo: Beatriz Fonseca (Sporting)

Bia bisa nas assistências

Num jogo em que esteve bastante participativa e assertiva, Beatriz Fonseca (ou Bia Meio-Metro, como foi conhecida durante muito tempo) assinou as duas assistências para os primeiros golos, uma a partir da esquerda e a outra do lado oposto. Ela própria esteve perto do golo (57’ e 76’) e ainda participou noutra das grandes oportunidades leoninas (60’), desperdiçada por Maiara Niehues, após cruzamento de Ana Borges.


;

Notícias