Águias quebram invencibilidade do SC Braga e aumentam vantagem sobre o segundo classificado
SL Benfica e SC Braga disputaram este domingo o duelo cabeça de cartaz da jornada 11 da Liga BPI. Águias e minhotas defrontaram-se no Benfica Campus, com a vitória a sorrir à equipa da casa, 3-1, num resultado que começou a ser contruído ainda na primeira parte depois de uma entrada forte do conjunto orientado por Filipa Patão.
Nos primeiros minutos de jogo foram criadas várias situações para desfazer o nulo, com a primeira oportunidade a pertencer às arsenalistas num cabeceamento perigoso de Ellie Walker que saiu perto do alvo. As encarnadas reagiram de imediato e exerceram uma forte pressão nos momentos que se seguiram com tentativas a esbarrarem nos ferros de Martín-Prieto, ao poste, e Nycole Raysla, à trave, entre outras situações que provocaram alguma aflição à baliza defendida por Patrícia Morais.
O inaugurar do marcador surgiu ao minuto 31, por intermédio da internacional espanhola Martín-Prieto, avançada que na recarga a um cabeceamento ao ferro de Chandra assinou o primeiro numa ação plena de oportunidade. Ainda antes do intervalo, o Benfica ampliou a vantagem com um golo de Chandra Davidson, novamente oportunista na área adversária num lance mal abordado pela defesa bracarense.
Depois do intervalo, as encarnadas chegaram ao terceiro num lance de grande atrapalhação da defesa adversária com a bola a entrar na baliza arsenalista depois de uma má ação involuntária de Ágata que acabou por desviar a bola para o fundo das próprias redes. A reação das visitantes surgiu perto do final do encontro e apenas serviu para reduzir a desvantagem, numa grande penalidade convertida por Sissi após longa revisão do VAR que já tinha anulado dois golos na segunda parte, um a cada equipa.
Com este resultado, o SL Benfica permanece na liderança da Liga BPI com 11 vitórias em 11 jogos, o que resulta em 33 pontos, mais cinco que o segundo classificado Sporting CP e sete que o SC Braga, equipa que ocupa o terceiro lugar.
Na próxima jornada, as águias visitam o SCU Torreense, enquanto o SC Braga irá disputar um duelo minhoto na casa do FC Famalicão.
FICHA DE JOGO
FICHA DE JOGO
SL BENFICA 3 – 1 SC BRAGA (2-0 ao intervalo)
Liga BPI
11.ª jornada
Benfica Campus – Campo 1
Árbitro: Ana Afonso
Árbitros assistentes: Paula Pereira e Bebiana Soares
Quarto árbitro: Daniela Simões
BENFICA: Lena Pauels; Catarina Amado, Carole Costa (CAP.) e Christy Ucheibe; Chandra Davidson, Beatriz Cameirão, Anna Gasper, Andreia Faria (Marie Alidou, 66’) e Marit Lund (Lúcia Alves, 66’); Nycole Raysla (Andreia Norton, 66’) e Martín-Prieto (Lara Martins, 66’)
Suplentes não utilizados: Rute Costa, Joana Silva e Neide Guedes
Treinador: Filipa Patão
Disciplina: cartão amarelo para Marit Lund (14’) e Nycole Raysla (60’)
BRAGA: Patrícia Morais; Leah Lewis, Ana Rute e Ellie Walker; Sissi Ribeiro (Melany Fortes, 87’), Dolores Silva (CAP.), Manjou Wilde (Maria Miller, 55’) e Ágata Filipa (Madalena Marau, 87’); Zoi Van de Ven, Taty Sena (Malu Schmidt, 71’) e Mylena Freitas (Carolina Rocha, 71’)
Suplentes não utilizados: Aline Lima, Mariana Azevedo, Dani Silva e Maria Negrão
Treinador: Miguel Santos
Disciplina: cartão amarelo para Melany Fortes (90+6’) e Maria Miller (90+8’)
Golos: 1-0 por Martin-Prieto (31’), 2-0 por Chandra Davidson (40’), 3-0 por Ágata Filipa (57’, p.b.), 3-1 por Sissi (84’, g.p.)
Melhor em campo: Beatriz Cameirão (Benfica)
Mulher do Jogo
Beatriz Cameirão premiada
O prémio de Melhor em Campo foi entregue a Beatriz Cameirão, jogadora do SL Benfica que protagonizou uma exibição de grande nível. A camisola 6 das encarnadas nunca se escondeu do jogo e foi sempre uma figura de referência nos momentos de organização ofensiva das águias que estiveram instaladas no meio-campo adversário durante grande parte do desafio.