Dois anos de Roberto Martínez

Seleção A

Selecionador Nacional tem o recorde de vitórias e a melhor média de golos

O Selecionador Nacional, Roberto Martínez, celebra, esta quinta-feira, dois anos à frente da Equipa das Quinas.

A 9 de janeiro de 2023, Martínez assinava por Portugal, numa cerimónia na Cidade do Futebol onde entrou com "grandes objetivos”, num período marcado pela excelência, registando apenas vitórias na qualificação para o Campeonato da Europa de 2024, com alguns recordes no currículo e uma onda de apoio que contagiou os adeptos portugueses.

O técnico possui, assim, o recorde de vitórias e a melhor média de golos ao serviço da Seleção Nacional, com 19 triunfos, quatro empates e apenas três derrotas em 26 jogos de Quinas ao peito. No que toca a golos, foram muitos e para todos os gostos, com o ataque de Martínez a faturar por 67 vezes e a defesa a sofrer 18 golos, ao longos destes dois anos.

Os números em jogos oficiais são também claros e elucidativos: 17 vitórias, quatro empates e uma derrota em 22 jogos, com 59 golos marcados e 12 sofridos.

Estes factos traduziram-se num apuramento inesquecível para o Euro 2024, com Portugal a fazer o pleno, com triunfos em todas as partidas do Grupo J, algo completamente inédito na história do futebol português.

Na era moderna do desporto rei, com grupos compostos por cinco equipas ou mais, a seleção passa, assim, a integrar uma lista restrita de nações em que estão Alemanha, França, Espanha, Inglaterra, Itália, Países Baixos, Chéquia e Bélgica.

No certame europeu, a equipa liderada por Martínez ultrapassou o Grupo F na primeira posição, com seis pontos somados, bateu a Eslovénia nos oitavos-de-final, ficando-se na eliminatória seguinte, após derrota, nas grandes penalidades, diante da França.

O ano de 2024 continuava e os heróis nacionais tinham nova missão: Ligas das Nações. A Equipa das Quinas entrou com tudo e venceu o Grupo A1, com 14 pontos, qualificando-se para os quartos-de-final da competição, onde defrontará a Dinamarca, a duas mãos, a 20 e 23 de março de 2025. A final four realiza-se no início de junho, com os duelos das meias-finais a ficarem marcados para 4 e 5 de junho, enquanto a final está agendada para 8 de junho.

Em dois anos, Roberto Martínez lidera, assim, o ranking de maior percentagem de vitórias, melhor média de golos, mais triunfos consecutivos, mais jogos sem perder e ainda a maior goleada da história da seleção, a 11 de setembro de 2023, por 9-0, sobre o Luxemburgo.

No que toca a números individuais de cada jogador, Cristiano Ronaldo (17 golos) é o melhor marcador da "Era Martínez", com Bruno Fernandes a ser o jogador mais utilizado, totalizando 1.961 minutos. O timoneiro da equipa nacional lançou ainda na seleção 13 novos jogadores: Tomás Araújo, Tiago Djaló, Fábio Silva, Nuno Tavares, Renato Veiga, Samuel Costa, José Sá, João Neves, Gonçalo Inácio, Francisco Conceição, Jota, João Mário e Toti Gomes.

As estatísticas de Roberto Martínez:

Percentagem vitórias

Roberto Martinez - 73,1%
Humberto Coelho - 66,7%
Otto Gloria - 63,3%

Média de golos

Roberto Martinez - 2.58
Humberto Coelho - 2.33
António Oliveira - 2.33

Percentagem derrotas

Roberto Martínez - 11,5%

José Augusto - 13,3%
Artur Jorge - 15%

Vitórias consecutivas

Roberto Martínez - 11
Otto Gloria - 9
Scolari e José Augusto - 7

Jogos sem perder

Scolari e Carlos Queiroz - 19
Fernando Santos - 14
Humberto Coelho - 13
Otto Gloria e José Augusto - 9
Martínez, Paulo Bento e António Oliveira - 8

Pódio mais utilizados:

1.º Bruno Fernandes - 1.961 minutos          
2.º Rúben Dias - 1.815 minutos          
3.º Cristiano Ronaldo - 1.699 minutos          

Recorde de vitórias: 11 com maior taxa de aproveitamento de vitórias: 26 jogos/19 vitórias

Maior goleada da história: 9-0 ao Luxemburgo (a 11 setembro de 2023, anterior 8-0 ao Kuwait em Leiria em 2004)

Pódio marcadores

Cristiano Ronaldo - 17 golos
Bruno Fernandes - 12 golos
Bernardo Silva e João Félix - 5 golos

 


;
;
9 de Janeiro 2025
Foto

Diogo Pinto / FPF

Notícias