‘FUTEBOL PARA A PAZ’ NA FPF ARENA PORTUGAL

FPF

Exposição foi visitada por embaixadores e diplomatas de todo o Mundo

A Federação Portuguesa de Futebol em parceria com a delegação e a Delegação em Portugal da Academia de la Diplomacia organizaram a exposição “Futebol para a Paz” que foi visitada esta sexta-feira por embaixadores e diplomatas de todo o mundo acreditados no nosso País.

“Futebol para a Paz” tem como atração 100 camisolas de seleções nacionais – algumas delas personalizadas, outras autografadas – expostas na FPF Arena Portugal e que foram apreciadas e muito fotografadas por mais de 80 representantes diplomáticos, entre outros convidados.

O presidente da FPF, Fernando Gomes, abriu a exposição e assinalou que o evento celebra “não apenas o desporto que tanto nos apaixona, mas também a sua capacidade de unir povos, culturas e nações”.

Jorge Antas de Barros, delegado da Academia de la Diplomacia, começou por ler uma mensagem do embaixador de Portugal em Espanha, João Mira Gomes, e agradeceu aos restantes parceiros da iniciativa, o CNID (Associação de Jornalistas de Desporto) e o grupo Renascença.

Antas de Barros destacou o propósito de “mostrar que o desporto abre portas e não as fecha”, sublinhando que o “desporto não é política”. O delegado da Academia sublinhou ainda a importância de o evento “transmitir uma mensagem que pretende cativar a atenção das pessoas no Mundo, sobretudo os jovens, com uma linguagem que é universal, o que facilita a comunicação e o entendimento entre os povos”.

Fernando Gomes presenteou a Academia de la Diplomacia com uma camisola com a mensagem PAZ escrita, e Antas de Barros ofereceu um diploma à FPF.

O discurso na íntegra de Fernando Gomes, presidente da FPF:

“É com enorme orgulho e gratidão que vos damos as boas-vindas à FPF Arena Portugal, a mais recente infraestrutura da Cidade do Futebol, para a inauguração da exposição "Futebol para a Paz".

Hoje, celebramos não apenas o desporto que tanto nos apaixona, mas também a sua capacidade de unir povos, culturas e nações.

Através desta exposição, onde constam mais de 100 camisolas de seleções nacionais, estão representadas histórias, sonhos e, acima de tudo, a possibilidade de construirmos um mundo mais unido e solidário, tendo o futebol como ponto de partida.

Agradeço à Academia Diplomática e também ao CNID e à Rádio Renascença por se juntarem à Federação Portuguesa de Futebol nesta iniciativa tão significativa. Esta parceria vem demonstrar que o futebol transcende as linhas de jogo e os limites dos estádios. Possui uma linguagem universal, falada por milhões de pessoas em todo o mundo, independentemente da sua língua, religião ou nacionalidade.

A presença, hoje e aqui, de embaixadores de cerca de 80 países e representantes de várias comunidades reforça a convicção de que o desporto pode ser um veículo para a paz.

Ao unirmos forças para promover a amizade entre todos, estamos a demonstrar que o futebol não é apenas um jogo, mas sim uma plataforma para a esperança, para o diálogo e para a construção de pontes onde outros veem muros e obstáculos.

Esta exposição, que conhecerá outras moradas, permitirá levar esta mensagem de paz e união, para além da Cidade do Futebol.

Estão previstos destinos de norte a sul num projeto que queremos partilhar com todo o país. Acreditamos que Portugal pode e deve ser um exemplo na propagação dos bons valores que o desporto possui.

Há cerca de um mês, a FIFA anunciou publicamente que, juntamente com Espanha e Marrocos, Portugal será uma das nações anfitriãs do Campeonato do Mundo de Futebol de 2030.

Esta exposição reforça o papel que a Federação Portuguesa de Futebol e os seus parceiros pretendem mostrar: de que o futebol, mais do que um jogo e um espetáculo, seja um catalisador para a Paz e para a cooperação global.

Enquanto exploram esta exposição, desafio-vos a refletirem sobre o papel que cada um de nós poderá desempenhar na promoção de Paz, dentro e fora do campo.

O nosso desejo é que estas camisolas sejam encaradas como mais do que uma camisola em si. Sejam entendidas como símbolos de um compromisso coletivo com a harmonia entre os povos.

Termino com um agradecimento a todos os que tornaram esta exposição possível. Obrigado pela vossa presença e apoio.

Sejam todos bem-vindos à exposição "Futebol para a Paz".

 


;

Notícias