Empate entre Torreense e Benfica

Futebol Fem. - Liga BPI

Campeãs nacionais evitaram derrota nos últimos instantes

O Torreense impôs, nesta chuvosa noite de sexta-feira, o primeiro empate (1-1) ao Benfica, na presente edição da Liga BPI, fazendo com que as campeãs nacionais perdessem os seus primeiros dois pontos na competição. Num jogo intenso, os golos só apareceram na segunda parte, marcando os momentos decisivos do encontro. Janaina Weimer abriu o marcador (58’) com um excelente remate de pé esquerdo, concluindo com classe uma jogada de qualidade. Quando tudo parecia encaminhado para a vitória da equipa de Torres Vedras, Carole Costa, no último suspiro do jogo, respondeu de forma assertiva com um cabeceamento preciso (90+3’) restabelecendo a igualdade.

A exibição do Benfica não teve, desta vez, o brilho habitual, é uma verdade, mas tal se deve, em grande parte, ao mérito de um adversário que soube equilibrar as ações durante todo o jogo e em especial  no primeiro tempo. O Torreense apresentou uma estratégia consistente, o que lhe permitiu anular uma boa parte do domínio esperado por parte do Benfica, e sobretudo no último quarto de hora, quando as campeãs nacionais tudo tentaram - e conseguiram - para evitar a derrota.
Ainda que as águias tenham mantido maior posse e presença no meio-campo adversário na primeira metade, a distribuição de oportunidades foi equitativa. Janaína Weimer teve duas boas ocasiões para inaugurar o marcador, aos 13 e aos 42 minutos, mas a resposta do Benfica  não tardou. Anna Gasper, com lances perigosos, aos 30 e 38 minutos, quase desfez a igualdade, obrigando Tivnan, na primeira situação, a um corte decisivo, em cima da linha, o que evitou o golo iminente, para lá de um golo anulado, por fora de jogo, a Prieto (24’).

Foi, pois, uma primeira parte onde a organização defensiva e a eficácia nas transições rápidas ditaram o ritmo, e onde cada equipa mostrou a sua capacidade de responder aos desafios impostos pela outra. Uma primeira parte equilibrada, é certo, com momentos de qualidade, e que soube prender a atenção do público.


A segunda parte começou com um momento decisivo: o golo da equipa de Torres Vedras. Janaina Weimer brilhou com um excelente lance individual, ao inaugurar o marcador, pouco antes do fecho do primeiro quarto de hora. Rafaela Rufino, com uma visão apurada, fez um passe em profundidade e digno de destaque – uma verdadeira bússola que encontrou Janaina no espaço certo.

Com precisão, Janaina dominou a bola, avançou com rapidez e, com o pé esquerdo, rematou cruzado, sem hipóteses para a guarda-redes. O golo surgiu num contexto de equilíbrio entre as duas equipas, que continuavam a disputar o controlo do jogo, mantendo a intensidade e competitividade que marcaram a partida desde o apito inicial. Foi um momento de grande qualidade técnica e de frieza na finalização.


Com meia hora ainda por jogar, o Benfica demonstrou dificuldades em encontrar soluções ofensivas para ultrapassar a bem organizada defesa do Torreense, algo inesperado para uma equipa reconhecida pela sua capacidade nesse capítulo. Faltaram ideias claras, é certo, mas nunca faltou atitude.

O golo do empate só surgiu já nos instantes finais (90’+3’), quando Carole Costa, com um cabeceamento certeiro na sequência de um livre, devolveu alguma justiça ao marcador. Contudo, ainda houve espaço para mais emoção: já no último minuto da longa compensação (90+9’), Chandra Davidson desperdiçou uma oportunidade de ouro para dar a vitória às encarnadas. Melhor dizendo, foi a guarda-redes Janny que brilhou, com uma intervenção decisiva que segurou o empate.

TORREENSE, 1 BENFICA, 1
( 0-0 ao intervalo)
Liga BPI
Jornada 12

Estádio Municipal Manuel Marques, Torres Vedras
Árbitra:
Sandra Bastos
Árbitras assistentes: Taísa Tavares e Carolina Vieira
Quarta árbitra: Ana Rita Marques

TORREENSE: Janny, Bruna Ramos (Catarina Pereira, 65’), Carolina Correia (Cap.), Janaina Weimer (Maria Guerreiro, 65’), Rafaela Rufino, Salomé Prat (Margarida Sousa, 69’), Paloma Lemos (Matilde Costa, 89’), Daniuska Rodriguez (Sanara Lino, 65’), Jenna Tivnan, Bárbara Lopes, Raquel Ferreira. 
Suplentes não utilizadas: Faria, Claire, Pedras, Madalena.
Treinador: Gonçalo Nunes.
Disciplina: cartão amarelo para Margarida Sousa (75’), Rafaela Rufino (90’+3’).

BENFICA: Lena Pauels, Marit Lund (Lara Martins, 72’), Beatriz Cameirão (Lúcia Alves, 60’), Cristina Martin-Prieto (Nycole Raysla, 72’), Andreia Faria, Carole Costa (Cap.), Christy Ucheibe, Catarina Amaro, Marie Alidou (Andreia Norton, 60’), Anna Gasper, Chandra Davidson.
Suplentes não utilizadas: Rute Costa, Joana Silva, Jody Brown, Neide Guedes. 
Treinadora: Filipa Patão
Disciplina: cartão amarelo para Lúcia Alves (86’).

Golos: 1-0 (Janaina Weimer, 58’), 1-1 (Carole Costa, 90’+3’).

MULHER DO JOGO
Janaina Weimer (Torreense)


A avançada brasileira assinou uma exibição séria e competente, destacando-se pela entrega e energia em cada duelo. Demonstrou qualidade e determinação ao longo do jogo, tendo sido decisiva ao marcar o golo de abertura - um remate cruzado de pé esquerdo que evidenciou a sua frieza e técnica na finalização. Além do golo, dispôs de uma outra ocasião (13’), com um remate perigoso junto ao poste. Foi uma exibição sólida, marcada pela intensidade e pelo compromisso, confirmando o perfil de uma avançada que alia capacidade técnica a um trabalho incansável em prol da equipa.


;

Notícias