Atlético segura liderança na Covilhã

Liga 3 Placard

Joãozinho galvanizou equipa com golo de livre direto

O Atlético garantiu a permanência no 1.º lugar da Série B da Liga 3 Placard, agora com 29 pontos, ao vencer na Covilhã por 3-1, em jogo da 16.ª jornada do campeonato. O Covilhã permanece no 8.º posto (15 pontos), mas poderá ser ultrapassado pelo Oliveira do Hospital, que viu o jogo nos Açores com o Lusitânia adiado para o dia 22.

O conjunto de Nikola Popovic já chegou ao intervalo em vantagem, mercê dos golos de Joãozinho (26’) e David Silva (30’), cinco minutos penalizadores para a defensiva serrana. 

O primeiro nasceu de um lance pouco usual, com o árbitro a assinalar uma falta sem bola do central David Santos, na meia-lua. Joãozinho cobrou diretamente, com um potente remate de pé esquerdo, para o ângulo inferior direito.

O 0-2 começa noutra falta merecedora de cartão amarelo, cometida no limite esquerdo da grande-área, por Luís Oliveira. Na insistência, Caleb cruzou para David Silva desviar de cabeça, na zona do agrião.
Sem nunca desistir de tentar vencer a mais assertiva defensiva adversária, o Covilhã reduziu (40’) também de bola parada. De cabeça, ao 2.º poste, David Santos redimiu-se da falta cometida no primeiro golo do Atlético, aproveitando o canto cobrado por Filipe Garcia para recolocar os leões na discussão do resultado.
Aliás, só na última jogada do encontro (90’+6) as dúvidas no resultado foram desfeitas, com Elias a aproveitar uma perda de bola na intermediária para se isolar e assinar o seu 11.º golo na prova, onde é líder destacado dos goleadores.

Apesar de o Atlético ter tido várias oportunidades para repor os dois golos de vantagem (49’, 55’, 56’, 80’ e 73’, quando a ruidosa claque do Atlético reclamou grande penalidade no corte de David Santos ao remate de Barandas), a incerteza pairou sempre, tal a combatividade do Covilhã. Um remate de longe de Paulinho (60’) e três desperdícios de Caleb (80’, 90’ e 90’+4) foram as ocasiões em que os leões da Serra mais perto estiveram de repor a igualdade.

Confira aqui todos os resultados e a classificação geral.

FICHA DE JOGO
COVILHÃ 1-3 ATLÉTICO (1-2 ao intervalo)
Liga 3 Placard – Série B
16.ª jornada
Estádio Municipal José Santos Pinto

Árbitro: Fábio Silva
Assistentes: João Silva e Luís Fernandes
Quarto árbitro: Daniel Vale

COVILHÃ: João Gonçalo; Tiago “Caveira”, Filipe Maio (Rodrigo Ferreira, 84’), Paulinho (Rafa Peixoto, 61’), Pedro Ribeiro (Dener, 46’), Luís Oliveira (Piteira, 61’), Lucas Duarte, David Santos, Filipe Garcia (Nico, 84’), Ramalho (cap) e Gui Paula.
Suplentes não utilizados: Rafa, Zé Simão, Konaté e Vasco Cunha.
Treinador: Francisco Chaló
Disciplina: amarelo a David Santos (24’) e Luís Oliveira (28’).

ATLÉTICO: Luís Ribeiro; Caleb, Elias, Joãozinho (Tito Jr., 89’), David Silva (Barandas, 70’), Fran, Cicin (Rúben Marques, 46’), Bruno Almeida, Hélio Cruz (César, 65’), Dinamite (Vicente, 89’) e Paulinho (cap).
Suplentes não utilizados: Joel Dias, Talison, Joel Mendes e Pedro Pinto.
Treinador: Nikola Popovic
Disciplina: amarelo a Cicin (43’), Hélio Cruz (59’), Rúben Marques (70’) e Pedro Pinto (90+7).

Golos: 0-1, Joãozinho (26’); 0-2, David Silva (30’); 1-2, David Santos (40’); 1-3, Elias (90’+7).
Homem do Jogo: Joãozinho (Atlético)

Joãozinho direto à baliza
Foi com o golo de Joãozinho (26’) que o Atlético iniciou a materialização da superioridade revelada no relvado do Municipal Santos Pinto. O ala direita do Atlético aproveitou um invulgar livre direto para rematar com o pé esquerdo e alcançar a vantagem que desnorteou a defensiva do Covilhã.
Mas a sua ação foi muito mais influente, sendo maioritariamente pela sua ala que os líderes mais importunaram o adversário, carrilando uma série de boas jogadas que mereciam melhor finalização. 

 

 


;

Notícias