Liga 3 Placard

Belenenses sobe ao 2.º lugar

Liga 3 Placard

Após triunfo (2-0) sobre o U. Santarém

O Belenenses ascendeu do 4.º para o 2.º lugar da Série B da Liga 3 Placard, após vencer o U. Santarém por 2-0, em jogo da 16.ª jornada do campeonato. Os azuis, agora com 26 pontos (-3 do que o líder Atlético), beneficiaram dos empates de 1.º de Dezembro e Académica. O U. Santarém (21 pontos) baixou à 6.º posição, ultrapassado pelo Sporting B.

A formação do Restelo já chegou ao intervalo com a vantagem confortável  de 2-0, que não traduzia o equilíbrio no “jogo jogado”. Os azuis começaram melhor, vendo um remate certeiro de Rodrigo ser invalidado, por fora-de-jogo, logo no segundo minuto. O mesmo Rodrigo aproveitou uma jogada de insistência para fazer o 1-0 (16’), com um remate cruzado, de pé esquerdo.

O segundo golo chegou aos 34’, quando Ekanga dominou com o peito uma bola bombeada por Afonso Pinto para as costas da defesa e fuzilou com o pé esquerdo, perante protestos generalizados dos escalabitanos, reclamando posição irregular do camaronês.

Antes (17’), Pedro Araújo colocara à prova David Grilo e, depois, Juninho desperdiçou a hipótese de reduzir (36’), tal como Diogo Brás (38’), que obrigou David Grilo a mais uma boa intervenção.

Na segunda parte, a equipa de José Sousa limitou-se a gerir o resultado, não permitindo qualquer oportunidade ao U. Santarém, mas também não criando situações de perigo.
Foi apenas o 3.º jogo oficial entre estas equipas. Antes do triunfo belenense (2-1) na 1.º volta, o U. Santarém havia eliminado (1-0) o Belenenses da Taça de Portugal, em 1976/77.

Confira aqui todos os resultados e a classificação geral

FICHA DE JOGO
BELENENSES 2-0 U. SANTARÉM (2-0 ao intervalo)
Liga 3 – Série B
16.ª jornada

Estádio do Restelo
Árbitro: Carlos Teixeira
Assistentes: Artur Veiga e Márcio Ribeiro
Quarto árbitro: Dinis Gorjão

BELENENSES: David Grilo; Nuno Tomás, Brasido, Gonçalo Maria, Rodrigo (Danny, 90’+2), Gabi, Cuca (cap) (Moninhas, 90’+2), Morgado, Xavi (Diogo Leitão, 83’), Ekanga (Baba Zakari, 72’) e Afonso Pinto.
Suplentes não utilizados: Tiago Neto, Barbosa, Rodri, Romário e Rodi.
Treinador: José Sousa
Disciplina: amarelo a Gabi (6’), Baba Zakari (75’), Cuca (79’), Gonçalo Maria (87’) e Brasido (90'+3)

U. SANTARÉM: Gustavo Galil; Diogo Brás (João Ricardo, 66’), Gustavo França (Diogo Balau, 46’), Leandro Alves, Apolinário (Hamed, 66’), Jaime Simões, Marco Grilo (cap), Pedro Araújo, Juninho (Rúben Araújo, 46’), Alcobia e Pierre Sagna (Ukeme, 74’).
Suplentes não utilizados: Nuno Hidalgo, Kauan, Rodrigo Guedes, Rúben Araújo, Diogo Balau e Ricardo Fernandes.
Treinador: Carlos Fernandes
Disciplina: amarelo a Apolinário (42’) e Leandro Alves (75’).

Golos: 1-0, Rodrigo (16’); 2-0, Ekanga (34’).
Homem do Jogo: Rodrigo (Belenenses)

Rodrigo oportuno e batalhador
Além de ter desbloqueado o jogo (16’) com um remate certeiro, de primeira, depois de ter visto outro “golo” invalidado (2’), por posição irregular, Rodrigo foi um elemento preponderante na vitória belenense, sobretudo pelo rigor tático revelando durante toda a 2.ª parte, quando foi preciso fechar o flanco direito do U. Santarém.

Rodrigo correu muito e revelou quase sempre discernimento para tomar as melhores opções de passe, mesmo na ponta final, quando o desgaste físico já era evidente. 

 

 

 

 


;

Notícias