Aleksander Ceferin : "Serão lembrados pela vossa excelência"

Institucional

Aleksander Čeferin, Mattias Grafström e Pedro Duarte discursaram no jantar de 110 anos da FPF

Presidente da UEFA, Aleksander Čeferin em discurso direto:

“A vossa visão, dedicação  e paixão que voltamos a ver agora, fez  com que o futebol fosse uma coroa do desporto português. E isso é muito importante. Há menos de um mês, vocês voltaram a celebrar outro feito, serem nomeados para acolher uma grande competição como o campeonato do mundo 2030, junto a Espanha e Marrocos. O que é um claro sinal da vossa resiliência, esforço e dedicação. 

Estou absolutamente seguro que o mundo vai ser consciente do que já sei há muito tempo, da vossa excelente hospitalidade assim como a excepcional capacidade organizativa, como foi demonstrada pela organização de duas ligas dos campeões.

Sem dúvida serão lembrados pela vossa excelência e espírito de união. E especialmente para ti, meu querido amigo Fernando, pelo fantástico trabalho que tu e tua equipa fizeram. Eu sei que és uma pessoa humilde, mas deves estar orgulhoso pelo feito até agora.

Na UEFA, nós acreditamos de forma clara que devemos estar juntos no futebol. Este desporto vai além fronteiras, além de línguas e inspira à partilha de paixões. Este poder contém uma clara responsabilidade não só para com o futebol,  mas também para com o mundo em que vivemos.

Todos juntos estamos comprometidos para que este desporto seja para todos, e por isso é importante refletirmos como é que podemos fazer do futebol uma força para o bem, estando conscientes da importância de fatores, como a inclusão. Um grande exemplo disto é o futebol feminino, que está a crescer e cada vez conta com mais interesse e participação. Todos juntos continuaremos a construir uma base onde estes valores, como o respeito, solidariedade e fair-play, estarão presentes, porque o mundo está dividido e violento como nunca esteve, mas o futebol não.

Parabéns uma vez mais, e desejo-vos pelo menos mais 110 anos de sucesso como os que podemos ver até agora.”

Secretário-Geral da FIFA, Mattias Grafström em discurso direto:

"Eu gostaria de congratular o presidente Fernando Gomes e agradecer-lhe por tudo o que fez pelo futebol em Portugal e no mundo, não só como presidente da FPF mas também em todas as suas outras funções.

Conseguiu vencer diversas competições com as suas equipas, mas acho que ajudar a trazer um campeonato do mundo para Portugal deixará um legado. A paixão, a dedicação que sempre mostrou são impressionantes e estarei certo de que todos os convidados internacionais aqui presentes, estão muito agradecidos pela ajuda a desenvolver o futebol ao longo do mundo. 

Apesar de que como veem, não ser português, sou um profundo admirador do vosso futebol e às vezes sinto alguma inveja. O meu agradecimento sincero e estamos prontos para trabalhar por muitos mais anos. Parabéns à FPF."

Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte em discurso direto:

"O futebol tem sido um motor de unidade nacional, de emoção nacional, que nos tem unido a todos e que tem tornado este país melhor. É uma indústria que sabe exportar, marcar-se e afirmar-se no mundo. 

O seu profissionalismo, a sua dedicação, a sua competência e qualidade, mas acima de tudo a excelência em tudo o que faz, são um bom exemplo do que tem sido a FPF, e por isso termino com dois desejos finais: Espero que aquilo que aqui foi feito deixe semntes,e por isso é importante que isso não  se perca.

E posteriormente, a excelência a que referi, espero que signifique que o país não pode prescindir de um dos seus melhores e portanto continuamos todos a contar com o serviço público do Doutor Fernando Gomes.

Viva a FPF e muito obrigado a todos."

 


;

Notícias