Declarações após vitória da Equipa das Quinas frente a Itália
A Seleção Nacional de Futsal Feminino A venceu, esta terça-feira, por 2-3, em Prato, a congénere de Itália.
Fifó, Maria Pereira e Marta Teixeira foram as autoras dos golos lusos, neste primeiro encontro de preparação em solo transalpino.
A Equipa das Quinas encontra-se hospedada em Prato, uma localidade situada no coração da região de Toscana, a apenas 25 quilómetros de Florença, com cerca de 200 mil habitantes.
As duas nações voltam a medir forças, esta quarta-feira, no mesmo local e à mesma hora (20h00 italianas).
FOTOGALERIA
Em declarações ao fpf.pt, Luís Conceição, Fifó e Martinha (Marta Teixeira) foram unânimes a apontar a boa exibição lusa, colocando agora os olhos no próximo desafio, de modo a preparar da melhor maneira possível a próxima qualificação mundial.
Luís Conceição, Selecionador Nacional, em discurso direto:
“É importante. Na época passada, os dois jogos que tínhamos feito com Itália tínhamos empatado, elas têm crescido, uma seleção muito boa mesmo, com um nível muito engraçado e começar esta preparação nestes três meses com estes oito jogos que vamos ter, começar a ganhar na casa da Itália é muito importante.”
“A Itália nos dois jogos com Espanha perde o primeiro, por 2-0, o segundo ganha por 4-1, muito bem com a Espanha, em Espanha. Nós sabíamos das dificuldades, sabemos que a Itália tem vindo a crescer, muitas jogadoras brasileiras e italianas com muita qualidade. As brasileiras têm acrescentado muito a esta seleção, uma seleção bastante competitiva, uma boa primeira parte, entramos muito bem, fomos eficazes , a construirmos, elas um pouco menos pressionantes e nós com bola a construirmos muito mais, a sairmos da nossa zona de construção e a chegarmos à zona de finalização. Na segunda parte, elas mais pressionantes, nós com dificuldades, mas às vezes é o desligar e em competir nunca podemos desligar e estes resultados de 3-0 com estes tipos de seleções, nós baixamos um pouco a guarda e a tendência é o adversário crescer, acabando por fazer um golo, dois golos e trememos um bocadinho. Depois, é saber competir e sofrer um pouco e isso também faz parte destes jogos, neste ambiente, estes jogos ajudam-nos a crescer bastante.”
“Amanhã é continuar e será mais difícil que hoje, quando há dois jogos assim a equipa que perde vem sempre com mais um bocadinho, com vontade de ganhar, fazer coisas diferentes, mais agressivas e pressionantes amanhã. Nós temos de preparar muito bem agora, descansar esta noite, amanhã na reunião e preparar o jogo da tarde. Acima de tudo, é não desligarmos e competirmos sempre no limite.”
Fifó em discurso direto:
"Primeiro que tudo, acho que foi um excelente teste, foi um jogo difícil, um jogo repartido, estivemos em grande parte do tempo por cima, mas também sabíamos que seria um jogo onde iríamos encontrar dificuldades. Itália é uma seleção boa, tem estado a crescer, com bons resultados. Fico feliz por ajudar a equipa com mais um golo, mas o mais importante é a nossa vitória, o que hoje fez a diferença foi a nossa entreajuda, o nosso querer muito ganhar, que ditou assim o resultado."
"Estes jogos, por si só, já iriam ser difíceis e importantes porque vamos enfrentar o adversário que enfrentaremos no apuramento para o mundial e é muito importante sairmos daqui com um bom reflexo daquilo que estamos a trabalhar."
Mensagem para os portugueses: "Agradecer a todos, sabemos que eles estão sempre connosco, independentemente de onde estivermos a jogar, são realmente o nosso sexto jogador, são uma força extra. Por isso, é que nós necessitamos e vamos buscar forças quando já sentimos que não as temos e para nós é muito importante sentirmos e sabermos que eles estão connosco."
Martinha, autora de um golo na sua primeira internacionalização, em discurso direto.
“Claramente que uma pessoa pensa neste momento. Uma pessoa que joga isto, quer chegar à Seleção A e é um objetivo, um sonho, mas sem dúvida é de realçar e o golo é o que menos interessa na vitória, na preparação, naquilo que queremos levar daqui. Uma oportunidade que quero aproveitar, ajudar ao máximo a equipa, ajudar a seleção e é trabalhar para a qualificação para tirarmos o melhor disto.”
“Se há um bom teste ou se há bons jogos para fazermos são estes. Se queremos competir com as melhores, temos também de disputar estes jogos com as melhores. Claramente que é um teste, conseguimos perceber como é o adversário. Também é bom jogarmos em Itália, com um ambiente completamente diferente do que estamos habituadas. Amanhã é outro teste, temos outro jogo, consolidar muitas coisas, há muitas coisas a melhorar e sei que vamos sair deste estágio com melhorias para o futuro.”
“A equipa que ganha também quer manter aquilo que é a nossa identidade e o nosso jogo. Sabemos o que vem dali, sabemos que há muita fome de vencer, mas há mais fome de vencer do lado de Portugal e temos a certeza de que vamos consolidar coisas durante o dia de hoje e amanhã e vamos levar a vitória.”
Rumo ao Mundial de futsal feminino!
Portugal, recorde-se, ganha ritmo para disputar a Ronda de Elite de qualificação para o primeiro Mundial Feminino de Futsal, que irá decorrer em dezembro de 2025, nas Filipinas.
Para assegurar a vaga na fase final, a seleção feminina terá de ultrapassar as congéneres de Itália, Suécia e Hungria, no Grupo A, em jogos a realizar entre os dias 18 e 23 de março, em solo transalpino. Os dois primeiros classificados do agrupamento carimbam a passagem para o tão aguardado certame mundial!
Mapa de internacionalizações
Eis a lista de convocadas:
Guarda-redes: Odete Rocha (GCR Nun'Álvares) e Ana Catarina Pereira (SL Benfica)
Fixo: Joana Moreira (Novasemente Cavalinho)
Universal: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares) e Fifó (SL Benfica)
Ala: Ana Catarina Ribeiro (Leões de Porto Salvo), Carolina Rocha (Novasemente Cavalinho), Carolina Pedreira (CD Burela FS), Helena Nunes (Futsi Atletico Navalcarnero), Marta Teixeira (STV Roldán), Maria Pereira (SL Benfica) e Kaká (GCR Nun'Álvares)
Pivot: Janice Silva (SL Benfica) e Lídia Moreira (GCR Nun´Álvares)
Programa Geral:
15 de janeiro | quarta-feira
20h00 - Jogo: Itália x PORTUGAL (Palazzetto dello sport - Prato)
16 de janeiro | quinta-feira
Regresso a Portugal
Os horários apresentados são locais. Em Itália é mais uma hora que em Portugal Continental