Vitória sobre o Vilaverdense (2-1)
Os bracarenses sabiam que apenas a vitória alimentava a esperança no apuramento. Perante o último classificado, o SC Braga entrou forte a tentar descobrir espaços na frente, com o objetivo claro de conseguir vantagem nos primeiros minutos.
Foi, contudo, a formação de Vila Verde que assustou os locais (5'), quando Hugo Alves descobriu Neemias Barbosa na área e o avançado brasileiro a cabecear para uma defesa atenta de João Carvalho. Mas, aos 10 minutos, os arsenalistas chegaram ao golo: Kauan Kelvin cobrou um livre lateral para o centro da área e Yan Said, de cabeça, a faturar, beneficiando de um desvio num defensor do Vilaverdense.
Os visitantes tinham dificuldade em responder e o conjunto de Custódio Castro dominava a partida, criando lances de perigo principalmente através do talento de Ruben Furtado. Aos 30', João Carvalho, com uma saída destemida, impediu os festejos de Neemias Barbosa, que voltou a mostrar o inconformismo dos forasteiros. Todavia, o SC Braga revelava qualidades e, pouco depois, dobrava a vantagem no marcador: Ruben Furtado fugiu pela direita, cruzou rasteiro junto à linha de fundo, com Rodrigo Macedo, antecipando-se a todos, a encostar para o 2-0.
No segundo tempo, o Vilaverdense entrou com vontade de discutir o resultado e esteve muito perto de reduzir, aos 48', com o recém entrado Sekou, em jogada individual, a disparar ao poste esquerdo da baliza de João Carvalho. Os visitantes continuaram a acelerar e, aos 54, Yemi obrigou o guardião da casa a uma defesa difícil. Quatro minutos volvidos, novamente o poste a evitar o golo da equipa de Miguel Moreira, desta vez na sequência de um livre direto, apontado com requinte por Hugo Alves.
O SC Braga quando chegava a zonas de finalização incomodava Cajó, com Yan Said, na hora do remate, a mostrar credenciais. Mas o Vilaverdense não desistiu e foi premiado, aos 75', com o golo de João Pedro Silva: um grande cabeceamento, após assistência de Jude Burst, não deu qualquer hipótese ao guardião da casa. A expulsão de Ibrahim (81') foi um rude golpe para as aspirações da turma de Vila Verde e permitiu ao SC Braga terminar o encontro junto à baliza de Cajó, garantindo, assim, a manutenção da vantagem (2-1) até ao final.
Com este triunfo, o SC Braga está, à condição, no quarto lugar, com 26 pontos, enquanto o Vilaverdense encontra-se na última posição com 8.
FICHA DE JOGO
SC BRAGA B 2-1 VILAVERDENSE FC (2-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard
17.ª jornada - Série A
Estádio Municipal 1º Maio, em Braga
Árbitro: Daniel Vale
Árbitros assistentes: Ricardo Ferreira e André Duarte
Quarto árbitro: Fábio Silva
BRAGA B: João Carvalho; João Matos (Nuno Matos, 66'), Zé Pedro e Rodrigo Beirão; Francisco Chissumba, Diego Rodrigues, Edgar Nanque (Guilherme Barbosa, 57') e Ruben Furtado (Ricardo Rei, 84'); Kauan Kelvin (André Ferreira, 66'), Yan Said (cap.) (Rodrigo Silva, 84') e Rodrigo Macedo (João Vasconcelos, 66').
Suplentes não utilizados: Gonçalo Dias, Idalécio e Leandro Dias.
Treinador: Custódio Castro
Disciplina: cartão amarelo para Rodrigo Macedo (34'), João Matos (57'), Guilherme Barbosa (63'), João Vasconcelos (83')
VILAVERDENSE: Cajó (cap.); João Rego, Vasco Coelho (Jude Burst, 46'), Gonçalo Zuzarte (Josenildo, 66') e Abdul Ibrahim; Mohamed Sacko, Eduardo Barbosa e Hugo Alves; João Pedro Silva, Yemi Agbaoye (Diogo Madaleno, 85') e Neemias Barbosa (Sekou, 46').
Suplentes não utilizados: Diogo Santos, Vivas, Fontes e Robertson.
Treinador: Miguel Moreira
Disciplina: cartão amarelo para Mohamed Sacko (94'); cartão vermelho para Abdul Ibrahim (81')
Golos: 1-0 por Yan Said (10'), 2-0 por Rodrigo Macedo (32'), 2-1 por João Pedro Silva (75')
Homem do Jogo: Ruben Furtado (SC Braga)
O jogador do SC Braga B, Ruben Furtado, foi o grande protagonista do encontro. Muito influente na manobra atacante, assistiu para o segundo golo da sua equipa e é um dos jogadores mais promissores dos bracarenses.