Nulo deixa amarantinos em apuros
Um 0-0 na deslocação a Amarante bastou para o Fafe assegurar a presença na fase de promoção à Liga 2, mercê dos 30 pontos que atingiu na Série A da Liga 3 Placard. O Amarante, agora com 27 pontos, poderá atingir esta marca na última jornada, mas tem desvantagem no confronto direto e, aliás, ainda pode ser desalojado do 4.º lugar pelo Trofense nesta 17.º e penúltima jornada.
Acusando a responsabilidade do momento – uma “final”, segundo próprio treinador Álvaro Madureira –, o Amarante, comandado por Dinho, teve mais bola, mas sentiu dificuldades para suster as transições ofensivas do Fafe, sempre que os vice-líderes imprimiram maior velocidade.
Ao intervalo, já o Fafe tinha desperdiçado as melhores oportunidades, sobretudo através de Pedro Matos. Primeiro, falhou clamorosamente um chapéu (16’), com a baliza à mercê, quando recebeu um passe primoroso de Tiago Leite, desmarcado por Picas na direita.
Depois, aproveitando a atrapalhação dos defensores adversários, ficou isolado e atirou à base do poste (31’), não conseguindo fazer a recarga.
Na segunda parte, o Amarante voltou a tentar pegar no jogo, mas as ocasiões mais flagrantes foram, novamente, do Fafe. Pedro Matos (não há duas sem três) cabeceou para fora, ao segundo poste, a bola que lhe sobrou de um corte deficiente (64’).
Depois, Tiago Leite viu um remate intercetado chegar às mãos de Didi (79’) e Bruninho, aparecendo nas costas da defesa, rematou em rotação, muito por cima (85’).
FICHA DE JOGO
AMARANTE 0-0 FAFE
Liga 3 Placard – Série A
17.ª jornada
Estádio Municipal de Amarante
Árbitro: João Afonso
Assistentes: Roberto Santos e Francisco Silva
Quarto árbitro: Miguel Ribeiro
AMARANTE: Didi; Obama, João Filipe, Chico Sousa (Daniel Alves, 66’), Hélder Pedro (Leandro, 90’), Ka Semedo, Ruben Silva (Faissal, 66’), Okoli, Diogo Vila (cap), Dinho (Katty, 74’) e Godwin.
Suplentes não utilizados: Flores, Cardoso, Antunes, Iroanya e Edu.
Treinador: Álvaro Madureira
Disciplina: amarelo a Hélder Pedro (44’) e Leandro (89’).
FAFE: Carlos Alves; Leandro Teixeira, Lucas Vital, Tiago Leite, Vasco Braga, Pedro Matos (Reoto Kpdama, 90’+2), Picas, Edson Farias (Bruninho, 62’), João Vigário (Nandinho, 90’+2), Miguel Pereira e João Batista (cap).
Suplentes não utilizados: Francisco Enes, Bruno Sousa, Guilherme Silva, Bruno Morais e Érico Castro
Treinador: Jorge Pinto
Disciplina: nada a registar.
HOMEM DO JOGO
Tiago Leite (Fafe)
Tiago Leite não conseguir fazer o 11.º golo no campeonato (que o deixaria isolada na lista de melhores marcadores da Série A da Liga 3 Placard), mas assinou uma boa exibição em Amarante, distinguindo-se pela forma como criou oportunidades para os companheiros.
Aguentando bem a marcação cerrada, o ponta-de-lança do Fafe soube escolher bem os timings para libertar a bola e conseguiu encontrar os melhores espaços para se posicionar e criar desequilíbrios.