Liga 3 Placard

1º Dezembro garante qualificação

Liga 3 Placard

Triunfo frente à Académica validou o acesso ao apuramento de campeão

O 1º Dezembro foi ao Estádio Cidade Coimbra vencer por 2-1 numa partida decisiva nas contas de acesso à fase de subida/apuramento de campeão. O duelo da 17ª jornada disputado este sábado contou com uma entrada fortíssima dos visitantes que abriram uma margem de dois golos nos primeiros 10 minutos de jogo.

O inaugurar do marcador surgiu no primeiro minuto, logo após o pontapé de saída, numa jogada construída pela esquerda do ataque que terminou com uma excelente finalização de Evandro Barros, de pé esquerdo, ao ângulo superior direito da baliza defendida por António Filipe que nada pôde fazer perante um remate extremamente bem colocado. Pouco depois, aos 10’, surgiu o 2-0, na sequência de um cruzamento tirado à direita para o interior da área, onde apareceu oportunamente Pedro Clemente que a um toque desviou para o fundo das redes e ampliou a vantagem. Depois de um mau início de jogo, a Académica estabilizou defensivamente, mas continuou a ter dificuldades em criar ocasiões de perigo junto da baliza do 1º Dezembro que permaneceu confortável e mais dominante.

Para a segunda parte, António Barbosa, treinador da Briosa, operou alterações e lançou dois avançados, Gonçalo Ferreira e Gabriel. A Académica entrou forte na procura por alterar o rumo dos acontecimentos, no entanto as iniciativas ofensivas não ameaçaram verdadeiramente a baliza de Guilherme Oliveira, guardião dos visitantes que sempre que chamado à ação correspondeu com boas intervenções.

Perto do fim do encontro, aos 78’, os estudantes conseguiram reduzir por intermédio de Hachadi, o melhor marcador da equipa, na sequência de uma má abordagem da defensiva visitante que concedeu bastante espaço para ao avançado finalizar. Até final, o jogo seguiu a um ritmo alto e com a Académica à procura do empate, mas o 1º Dezembro conseguiu controlar as operações e acabou por sair de Coimbra com três pontos decisivos.

Com este resultado, o 1º Dezembro chega ao segundo lugar da série B, passa a somar 28 pontos e garante um lugar no apuramento de campeão, enquanto a Académica, que leva 25, segue com tudo em aberto para a última jornada, na qual visita o Belenenses numa autêntica final na luta pelo acesso à fase de subida.

FICHA DE JOGO
ACADÉMICA 1 – 2 1º DEZEMBRO (0-2 ao intervalo)

Liga 3 PLACARD
17ª jornada – Série B
Estádio Cidade Coimbra
Árbitro:
 Daniel Pinto
Árbitros assistentes: António Azevedo e Joni Mota
Quarto árbitro: Rúben Cardoso
ACADÉMICA: António Filipe; Rúben Freitas, André Serra, Ni e Elvis (Gonçalo Ferreira, INT); Leandro Silva (CAP.) (Obiora, 78’), Vasco Gomes (Duarte, 62’) e Lucas Henriques (Gabriel, INT); Mélvin (Fran, 62’), Vítor Bruno e Hachadi
Suplentes não utilizados: Bernardo, Ricardo Teixeira, Montez e Hugo Oliveira
Treinador: António Barbosa
Disciplina: nada a registar
1º DEZEMBRO: Guilherme Oliveira; Freitas, Cesinha e Tiago Simões; Jorge Bernardo, Diogo Paulo (Tiago Santos, 90’), Valente (Alex, 62’) e Lisandro (CAP.); Pedro Jesus (Isaac Valença, 84’), Evandro (Gonçalo Águas, 84’) e Clemente (Diogo Cardoso, 90’)
Suplentes não utilizados: Fábio Duarte, Lucas Dias, Bonito e Tiago Teixeira
Treinador: João Nuno
Disciplina: cartão amarelo para Tiago Simões (41’), Diogo Paulo (81’) e Isaac Valença (87’)

Golos: 0-1 por Evandro (1’), 0-2 por Clemente (9’), 1-2 por Hachadi (78’)
Homem do Jogo: Evandro Barros (1ºDezembro)

Evandro Barros foi distinguido com o prémio de Homem do Jogo depois de uma exibição de grande nível frente à Académica.
O esquerdino do 1º Dezembro abriu o marcador com um golaço no primeiro minuto de jogo, participou no lance do segundo golo com um excelente trabalho sobre a direita do ataque e protagonizou lances de grande desequilíbrio para a defesa adversária, principalmente na primeira parte.


;

Notícias