Varzim vence ao cair do pano

Liga 3 Placard

Poveiros vão disputar subida de divisão

O Varzim venceu, na noite deste sábado, o Trofense por 2-1, num jogo marcado pela intensidade e pela determinação de ambas as equipas em chegar à vitória. Os homens da Póvoa de Varzim foram mais felizes, conseguindo a reviravolta, com um golo no último minuto do tempo de compensação. 

O início do jogo foi marcado pelo equilíbrio e pela intensa disputa, com ambas as equipas a demonstrarem grande determinação em desbloquear, rapidamente, o 0-0. O Trofense foi mais eficaz, neste capítulo, inaugurando o marcador numa fase madrugadora. O golo surgiu após uma jogada muito bem trabalhada: Nuninho cruzou do lado direito, Welisson, com um golpe de cabeça, certeiro, assistiu Semeu Commey, que, com o pé esquerdo, finalizou com precisão, na área, colocando o resultado em 0-1.

Como seria de esperar, o Varzim tentou reagir, de imediato, à desvantagem, embora de forma emocional, o que acabou por favorecer o Trofense, que conseguiu controlar a situação e sem grande dificuldade. Esta abordagem do Varzim não resultou em qualquer oportunidade clara que tivesse ameaçado a baliza adversária.

Os visitantes, por sua vez, não se limitaram a proteger a vantagem mínima; pelo contrário, apostaram frequentemente no contra-ataque, utilizando um jogo prático e baseado em processos simples. Semeu desperdiçou uma nova oportunidade (21’), ao rematar ao lado, após mais uma jogada bem construída. Já nos instantes finais da primeira parte, Ivandro Soares perdeu uma excelente oportunidade para reforçar a vantagem. Num primeiro tempo marcado pela intensidade, o Trofense destacou-se e foi superior, justificando a vantagem.

A equipa da Trofa regressou para a segunda parte com serenidade e organização, bem posicionada e eficaz no fecho dos espaços, o que impediu o crescimento do adversário, tornando-se essencial para manter o controlo do jogo. O Varzim, por sua vez, revelou dificuldades na progressão e na posse de bola, permitindo ao Trofense consolidar a sua confiança. Aos 56 minutos, Duarte Duarte voltou a causar dificuldades à defesa varzinista, mas desperdiçou a oportunidade, ao rematar de forma deficiente, apesar de estar em boa posição, numa jogada bem construída por Ivandro Soares.

Apesar da boa atitude demonstrada pelos visitantes, o Varzim conseguiu chegar ao empate, aos 68’, na sequência de um lance de bola parada: Ruben Oliveira, na cobrança de um livre, colocou a bola na área, onde Zé Oliveira surgiu para cabecear com precisão para o 1-1.

A partir daí, o jogo tornou-se ainda mais emocionante, com ambas as equipas a lutarem intensamente para desfazer o empate. No entanto, o lado emocional acabou por se sobrepor à estratégia, com os jogadores a darem o seu melhor, embora já de cabeça quente.

No último suspiro, o Varzim alcançou a vitória, numa jogada decisiva protagonizada por dois suplentes: Angel Gomes arrancou pelo flanco direito (90’+4’) e cruzou para a área, onde Ruben Ribeiro apareceu para cabecear com sucesso, selando o 2-1.

Os poveiros selaram, matematicamente, a disputa da fase de promoção. 

VARZIM SC, 2 CD TROFENSE, 1 ( 0-1 ao intervalo)
Liga 3 Placard, série A 2024/25
Jornada 17
Espectadores: 4018
Estádio Varzim Sport Club
Árbitro:
Sérgio Jesus
Árbitros assistentes: Jonathan Babo e Joaquim Gato Quarto árbitro: Filipa Cunha
VARZIM SC: Momo Mbaye, Gonçalo Pimenta (Cap.) (Nuno Pereira, 60’), Lourenço Henriques, Ruben Oliveira, Ivanildo (Ruben Ribeiro, 89’), Armando, Cláudio Araújo ( Hircane, 89’), Rodrigo Rego, Zé Oliveira, Montenegro (Angel Gomes, 60’), Moshood (Rodrigo Freitas, 46’).
Suplentes não utilizados: Pedro Costa, Pedro Nuno, Milhazes, Joel Monteiro.
Treinador: Vitor Paneira
Disciplina: cartão amarelo para Lourenço Henriques (33’), Montenegro (43’), Ruben Oliveira (54’), Ruben Ribeiro (90’+4’); cartão vermelho para Vitor Paneira, treinador (90’+4’).
CD TROFENSE: Nuno Silva, Semeu Commey, Ivandro Soares (Vasco Paciência, 71’), Nuno Valente (Cap.) (Nuno Barbosa, 71’), Rafael Assis (Ousmane Diagne, 60’), Duarte Duarte (Carlos Daniel, 60’), Joel Ferreira (Tiago Rodrigues, 79’), Welisson Santos, Francisco Saldanha, Eric Ayiah, Nuninho.
Suplentes não utilizados: Carlos Madureira, Gonçalo Cunha, Reko Silva, Diogo Viana.
Treinador: Renato Coimbra
Disciplina: cartão amarelo para Vasco Paciência (71’), Renato Coimbra, treinador (82’), Eric Ayiah (86’), Nuno Silva (90’+4’).

Golos: 0-1 (Semeu Commey, 9’), 1-1 (Zé Oliveira, 68’), 2-1 (Ruben Ribeiro, 90’+4’).
Homem do jogo: Rodrigo Rego (Varzim SC).

O defesa-central realizou uma exibição sólida, destacando-se pela sua competência e pelo esforço em transmitir segurança à última linha, algo que conseguiu em grande parte das situações. Uma atuação consistente e fiável.

 

 


;

Notícias