Bis de Beatriz Cameirão na vitória por 6-1
O Benfica venceu o Estoril pela mesma margem folgada (6-1) com que o perseguidor Sporting ultrapassara as canarinhas na jornada anterior, garantindo que não haverá aproximação à sua liderança na 15.ª jornada da Liga BPI, agora com 37 pontos.
Mesmo sem ter forçado muito (o primeiro remate com algum perigo, por cima, foi aos 19’, de Andreia Norton), o Benfica chegou ao intervalo já com a confortável vantagem de três golos.
O marcador foi desbloqueado por Carole Costa (24’), que desviou, ao primeiro poste, um cruzamento rasteiro de Lúcia Alves, um lance revisto pelo VAR.
O segundo golo (41’) nasceu de uma boa iniciativa de Beatriz Cameirão, descobrindo Marit Lund solta na esquerda, que cruzou para Cristina Martin-Prieto cabecear, sem estorvo, entre as centrais estorilistas.
O terceiro resultou de um cruzamento da Anna Gasper, de pontapé de canto, com Beatriz Cameirão, nas alturas, a antecipar-se ao molhe de canarinhas preocupadas com a ponta-de-lança espanhola do Benfica.
Na segunda metade, apesar de o Estoril ter conseguido melhorar um pouco as suas ações ofensivas – e ter começado por reduzir a desvantagem, num lance (61’) em que Mafalda Almeida bombeou de cabeça para área e Meredith aproveitou a atrapalhação entre Catarina Amado e Lena Pauels –, o Benfica continuou a estar por cima e a desperdiçar várias oportunidades para elevar a contagem.
A suplente Marie Alidou fez o 4-1 (69’), encostando à boca da baliza um desvio ao primeiro poste de Carole Costa, na sequência de canto de Anna Gasper.
O 5-1 foi de Lara Martins (76’), também acabada de entrar (mas já com um calcanhar que, por pouco, não deu golo), fazendo a recarga a uma finalização defendida por Adriana Rocha.
Com mais alguns bons lances desperdiçados pelas encarnadas, o 6-1 chegou pela cabeça de Beatriz Cameirão, após cruzamento de Martin Lund.
O SL Benfica tem agora, provisoriamente, seis pontos de vantagem sobre o Sporting CP.
FICHA DE JOGO
BENFICA 6-1 ESTORIL (3-0 ao intervalo)
Liga BPI
13.ª jornada
Benfica Campus – Campo n.º 1
Árbitra: Sofia Gama
Assistentes: Vânia Almeida e Inês Paixão
Quarta árbitra: Ana Morgado
BENFICA: Lena Pauels; Marit Lund, Beatriz Cameirão, Cristina Martin-Prieto (Laís Araújo, 80’), Andreia Norton (Lara Martins, 74’), Nycole Raysla (Jody Brown, 60’), Andreia Faria (Marie Alidou, 60’), Lúcia Alves (Joana Silva, 74’), Carole Costa (cap), Catarina Amado e Anna Gasper.
Suplentes não utilizadas: Rute Costa, Christy Ucheibe e Neide Guedes.
Treinadora: Filipa Patão
Disciplina: amarelo a Lúcia Alves (43’), Andreia Faria (56’), Marit Lund (58’) e Catarina Amado (66’).
ESTORIL: Adriana Rocha; Patrícia Barreiros, Pocinho, Campino, Meredith, Vera Cid (Bibocas, 83’), Iris Ferreira, Sara Brasil (Mariana Coelho, 83’), Inês Duarte, Daniela Areia Santos (cap) (Mafalda Almeida, 46’) e Maria Malta (Lara, 75’).
Suplentes não utilizadas: Isabel Peixeiro, Carlota, Leah e Lícia.
Treinador: Nuno Ventura
Disciplina: amarelo a Campino (67’).
Golos: 1-0, Carole Costa (24’); 2-0, Cristina Martin-Prieto (41’); 3-0, Beatriz Cameirão (45’+2); 3-1, Meredith (61’); 4-1, Marie Alidou (69’); 5-1, Lara Martins (76’); 6-1, Beatriz Cameirão (90’+2).
Mulher do Jogo: Carole Costa (Benfica)
A capitã do Benfica esteve irrepreensível na defesa e ainda lhe sobrou tempo para ir à frente mostrar às companheiras como desfazer o nulo.
Carole Costa marcou o primeiro de cabeça, numa altura (24’) em que o Estoril começava a ganhar alguma confiança e voltou a ser decisiva (69’) quando as canarinhas esboçava reação, assistindo Marie Alidou para a reposição dos três golos de vantagem.
No início da segunda parte (54’), a central Carole Costa até podia ter bisado, não fosse a posição irregular de Cristina Martin-Prieto, que a assistiu.