Insulares somam 6ª vitória na competição
O Marítimo surpreendeu o Torreense, na tarde deste domingo, ao vencer por 1-0, graças a um golo da avançada norte-americana Sofia Lewis, já no segundo tempo de um jogo marcada pelo equilíbrio. Está vitória permitiu à equipa da Madeira subir ao sexto lugar da classificação, com 20 pontos, enquanto o Torreense, apesar do desaire, mantém a quarta posição, com 22 pontos.
As duas equipas protagonizaram um primeiro tempo equilibrado, repartindo a iniciativa de jogo de forma semelhante, e abordaram-no com intensidade moderada, mas sempre com um sentido prático apurado. Ambas conseguiram aproximar-se com frequência e naturalidade das áreas adversárias, evidenciando a ambição de chegar ao golo - nove remates no total no fim dos primeiros 45’ - cinco para as locais e quatro para a equipa de Torres Vedras, o que confirmou a competitividade e reflectiu, também aí, o evidente equilíbrio.
O Torreense destacou-se pelo seu futebol mais estruturado, fruto de um trabalho coletivo definido. Daniuska e Salomé Prat deram o primeiro sinal de perigo com investidas aos 7’ e 17’, respetivamente, colocando à prova a defensiva adversária. No entanto, o Marítimo não se limitou a defender e respondeu à altura, com a melhor oportunidade do primeiro tempo a surgir dos pés de Fatuma Sissé, que, aos 24’, em posição privilegiada, rematou ao lado. Pouco depois, aos 32’, Jana Radosavljevic voltou a ameaçar com um remate perigoso, também sem sucesso.
O empate a zero ao intervalo foi, assim, um desfecho natural para uma primeira parte marcada pelo equilíbrio e pela alternância no comando das operações. Com ambas as equipas a demonstrarem uma clara intenção de alcançar a vitória, as expectativas para a segunda metade permaneceram altas, ainda que fosse indispensável um suplemento na qualidade apresentada.
O Torreense começou o segundo tempo com maior determinação, assumindo o controlo da partida e apostando num futebol ofensivo, com o objetivo de desmontar a sólida defesa do Marítimo. Apesar de ter imposto alguma autoridade nos minutos iniciais, a equipa visitante viu as suas boas intenções rapidamente se esgotarem.
O Marítimo, por sua vez, conseguiu equilibrar a partida à passagem da hora de jogo e começou a ganhar algum ascendente. Com maior presença no ataque, a equipa madeirense aproximou-se com perigo da baliza defendida por Janny Belém. Numa dessas investidas, Jana Radosavljevic serviu Sofia Lewis, que, com um remate forte e colocado, marcou o único golo da partida, aos 69 minutos.
À procura de uma reação, o treinador Gonçalo Nunes lançou em campo duas das suas jogadoras mais influentes, Paloma Lemos e Janaina Weimer. No entanto, as alterações não produziram o impacto desejado, e a equipa local conseguiu segurar a vantagem, garantindo assim uma vitória importante.
Ficha de Jogo
MARÍTIMO, 1 TORREENSE, 0
(0-0 ao intervalo)
Liga BPI
Jornada 13
Campo da Imaculada Conceição
Árbitra: Silvia Domingos
Árbitras assistentes: Vera Correia e Beatriz Vilic
Quarta árbitra: Bruna Pico
MARÍTIMO: Nicole Panis, Jenna Holtz, Sade Henrichs, Shelby High, Joana Silva, Paula Fernandes (Cap.), Telma Pereira (Inês Freitas, 88’), Jana Radosavljevic ( Catarina Abreu, 71’), Sofia Lewis (Sara Ferreira, 82’), Érica Costa (Carolina Nunes, 88’), Fatuma Sissé.
Suplentes não utilizadas: Bárbara Santos, Diana Freitas, Liliana Gonçalves, Lara Costa, Carolina Ferreira.
Treinador: Albano Oliveira
Disciplina: nada a registar.
TORREENSE: Jonny Belem, Bruna Ramos (Janaina Weimer, 70’), Carolina Correia, Rafa Rufino, Salomé Prat (Beatriz Pedras, 90’+1’), Catarina Pereira, Daniuska, Samara Lino (Jenna Tivnan, 46’), Margarida Sousa (Cap.) (Paloma Lemos, 70’), Bárbara Lopes, Raquel Ferreira.
Suplentes não utilizadas: Claire Henninger, Matilde Costa, Margarida Guerreiro, Madalena Costa, Jenifer Costa.
Treinador: Gonçalo Nunes
Disciplina: cartão amarelo para Samara Lino (19’), Paloma Lemos (78’), Salomé Prat (90’).
Golos: 1-0 (Sofia Lewis, 69’).
Mulher do jogo
Sofia Lewis (Marítimo)
A avançada norte-americana foi decisiva, ao marcar o único golo do jogo, com um remate forte e colocado que garantiu a vitória. A sua atuação foi marcada pela entrega total e foi decisiva nos momentos cruciais do jogo.