Walking Football no Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo

FPF

Iniciativa promove a Reintegração Social

No dia 22 de janeiro, o Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo acolheu uma iniciativa especial organizada pela Associação de Futebol de Angra do Heroísmo em colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol.

O treinador da FPF Prof André Coelho, em colaboração com a Prof Silvia Oliveira da AF Angra do Heroísmo e o Prof Sérgio Soares do EPAH, orientaram uma demonstração de Walking Football, uma modalidade adaptada de futebol em que não é permitido correr, que incentiva a prática desportiva de forma inclusiva e acessível. Desse modo, o Walking Football evidencia dois propósitos muito claros: ser uma atividade recreativa prazerosa para os seus praticantes e ser promotora do desenvolvimento da saúde e do bem-estar de quem o pratica, tanto físico como mental.

Durante as sessões, foram realizados diversos exercícios práticos, culminando num momento de jogo entre equipas, participando na iniciativa a equipa feminina da AFAH +50 anos e pela primeira vez, uma equipa mista do Estabelecimento Prisional. 

A prática de atividade física e desportiva no meio prisional representa um importante estímulo para a aquisição e transformação de comportamentos sociais e pessoais, com o objetivo de promover a futura reinserção social.

Armando Coutinho Pereira, Diretor do EPAH e Cadeia de Apoio da Horta, deu as boas vindas os participantes na ação, aproveitou para enaltecer esta ação, destacando os valores superiores da inclusão e da partilha, que o desporto promove na criação de oportunidades, reforçando o imenso poder do desporto como ferramenta para unir as pessoas e promover a reintegração social. O resultado foi, sem dúvida, uma enorme vitória para todos os envolvidos.

Da Federação Portuguesa de Futebol estiveram ainda presentes o Diretor Arménio Pinho e a Gestora do Projeto Rute Silva.


;

Notícias