Liga 3 Placard

Empate apura Belenenses e afasta Académica

Liga 3 Placard

SDD

Belenenses e Académica empataram, a zero, na tarde deste sábado, num jogo marcado pela ansiedade de ambas as equipas, reflectindo o receio de perder. A excelente exibição do guarda-redes David Grilo foi determinante para que a equipa de Belém garantisse a oportunidade de disputar a subida à II Liga, enquanto o seu adversário de hoje terá agora de lutar para evitar a descida de divisão.

Ambas as equipas iniciaram a partida conscientes de que uma vitória as colocaria no cobiçado ‘top-four’, garantindo-lhes a oportunidade de lutar pela promoção à II Liga, independentemente de qualquer outro resultado. A Académica entrou em campo com coragem e determinação, demonstrando, desde os instantes iniciais, o seu foco absoluto na baliza adversária. Consciente de que apenas a vitória lhe permitiria sonhar com a disputa pela promoção, a equipa colocou em prática o seu estatuto de detentora do melhor ataque da competição. Com uma postura confiante e ofensiva, os estudantes lançaram-se ao jogo com intensidade e vontade inabalável, procurando desde cedo inaugurar o marcador e assumir o controlo da partida. Essa sua saudável iniciativa esgotou-se, porém, no fecho do primeiro quarto de hora, quando os locais conseguiram encontrar soluções credíveis.

Na última meia hora deste primeiro tempo, assistiu-se pois a um jogo competitivo, é verdade, mas marcado pela ansiedade e nervosismo de ambas as equipas, o que resultou numa sucessão de erros, especialmente no último terço do terreno. Nessa fase, o que faltou, acima de tudo, foi criatividade. Registou-se apenas uma oportunidade clara de golo: Afonso Pinto, de cabeça, obrigou António Filipe a uma defesa espetacular (21’), com a bola ainda a esbarrar no poste. O receio de falhar falou mais alto, o que é compreensível, dado o contexto e o peso do que estava em jogo.

Na segunda metade, a Académica arriscou tudo, numa postura compreensível, pois a vitória era o resultado que lhe servia. Essa abordagem ofensiva empurrou o adversário para o seu meio-campo, causando-lhe inúmeros problemas, sobretudo através de um futebol direto e da forte presença na área defendida por David Grilo.

Sem surpresa, a equipa de Coimbra criou uma mão cheia de oportunidades para desfazer o empate, com destaque para a perdida de Ba-Sy (77’) e uma finalização de Hachadi (82’), que obrigou o guarda-redes a uma defesa de grande nível.

Leandro Silva, numa exibição de grande qualidade, desafiou constantemente a defesa azul, mas a precipitação dos avançados da Académica ou a inspiração de David Grilo impediram que o marcador se alterasse.

Mesmo sob forte pressão na maior parte da segunda parte, o Belenenses ainda conseguiu criar uma oportunidade clara, naquela que foi provavelmente a sua melhor jogada: Rodrigo Pereira, aos 59 minutos, ficou muito perto de marcar.

Num jogo marcado pela ansiedade de ambas as equipas, o Belenenses revelou-se mais conservador, mas acabou por assegurar um empate que lhe permite continuar a sonhar com a subida de divisão.

BELENENSES 0-0 ACADÉMICA 
(0-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard, Série B 2024/25
Jornada 18
Estádio do Restelo

Árbitro: André Neto
Árbitros assistentes: David Barbosa e Sérgio Faceira
Quarto árbitro: Bruno Rebocho

BELENENSES: David Grilo, Diogo Brasido, Gabriel Passos, Romário Carvalho, Afonso Pinto, Gonçalo Maria, Cuca (Ângelo Barbosa, 87’),Tiago Morgado, Xavi Fernandes (Diogo Leitão, 65’), Rodrigo Pereira (Sambú, 65’), Ekanga Ondoa (Triana, 46’).
Suplentes não utilizados:Tiago Neto, João Machado, Danny Tavares, Tiago Moninhas, Zakari.
Treinador: José Gomes
Disciplina: cartão amarelo para Ekanga (6’), Xavi Fernandes (65’), Gabriel Passos (66’), David Grilo (90’+6’).

ACADÉMICA: António Filipe, Chico, André Serra, Ni Rodrigues, Vitor Bruno, Leandro Silva (Cap.), António Montez (Vasco Gomes, 76’), Lucas Henrique, Fran Pereira (Gabriel Morais, 65’), Khalid Hachadi, Amadou Ba-Sy.
Suplentes não utilizados: Bernardo Santos, Ruben Freitas, Hugo Oliveira, Elias Mendes, Obiora, Duarte Carvalho, Gonçalo Ferreira.
Treinador: António Barbosa
Disciplina: cartão amarelo para Vasco Gomes (78’), António Filipe (88’), André Serra (90’), Ba-Sy (90’+4’).

HOMEM DO JOGO 
David Grilo (CF Os Belenenses)

O guarda-redes azul foi o símbolo da solidez defensiva da equipa, mostrando-se sempre seguro e muito bem apoiado pelos seus centrais. David Grilo realizou intervenções de excelente nível, tornando-se o principal responsável por este empate, que teve para o Belenenses um sabor a vitória.


;

Notícias