Serranos afastam escalabitanos do Apuramento de Campeão
O SC Covilhã triunfou frente ao UD Santarém, em casa, no Estádio Municipal José Santos Pinto, por 3-1, na última partida da fase regular da Liga 3 PLACARD. À entrada para a jornada, os escalabitanos tinham em aberto a possibilidade de disputar o apuramento de campeão, era para isso necessário maus resultados de Sporting B e Belenenses ou Académica, além de vencer os Leões da Serra. Como tal não sucedeu, ambas as equipas vão disputar a fase de manutenção e descida.
Quanto ao jogo, o Covilhã entrou melhor e colocou-se em vantagem cedo após uma recuperação em zona alta e um remate espetacular de fora da área Gui Paula, jogador que à semelhança da primeira volta escreveu o seu nome na lista de marcadores no duelo com o UD Santarém.
A equipa da casa continuou a produzir boas situações para chegar ao golo e a grande oportunidade de ampliar a vantagem na primeira parte surgiu momentos antes do intervalo, num lance em que Paulinho foi derrubado na área por Ricardo Fernandes e assinalada grande penalidade. Lucas Duarte assumiu a responsabilidade, mas Gustavo Galil adivinhou o lado e fez uma grande defesa.
Para o segundo tempo, Carlos Fernandes, treinador dos visitantes operou três alterações, no entanto o conjunto de Santarém não foi capaz de chegar com grande perigo à baliza dos leões que mantiveram a vantagem por um até ao minuto 73, altura em que o recém-entrado Cornélio apontou o segundo após passe magistral de Ramalho num golo que deu conforto à equipa.
Já em tempo de compensação, na sequência de um canto, Konaté, outro jogador lançado no decorrer do encontro, fez o terceiro para alegria das bancadas, mas Juninho reduziu no último lance do encontro e fixou o resultado em 3-1.
Desta forma, SC Covilhã e UD Santarém terminam a primeira fase em oitavo e sexto com 22 e 24 pontos, respetivamente, e estão confirmados na fase de manutenção e descida. De acordo com os novos critérios, os serranos iniciam a nova fase com cinco pontos, enquanto os escalabitanos somam sete.
FICHA DE JOGO
SC COVILHÃ 3 – 1 UD SANTARÉM
(1-0 ao intervalo)
Liga 3 PLACARD
18ª jornada – Série B
Estádio Municipal José Santos Pinto
Árbitro: João Afonso
Árbitros assistentes: Roberto Santos e Francisco Silva
Quarto árbitro: Fábio Silva
COVILHÃ: João Gonçalo; Rafa Peixoto (Filipe Maio, 79’), Zé Simão (Cornélio, 69’), David Santos e Garcia; Rodrigo Ferreira, Salgado (Luís Oliveira, 56’) e Ramalho (CAP.); Paulinho (Dener, 79’), Gui Paula (Konaté, 69’) e Lucas Duarte
Suplentes não utilizados: Rafa, Afonso Andrade, Vasco Cunha e Piteira
Treinador: Leandro Grimi
Disciplina: cartão amarelo para Paulinho (41’), Gui Paula (51’) e Ramalho (90’)
UNIÃO DE SANTARÉM: Gustavo Galil; Pedro Araújo, Jaime Simões, Kauan e Ricardo Fernandes (Gustavo França, 45’); Rodrigo Guedes (Breno Silva, 45’ [João Ricardo, 72’]), Marco Grilo (CAP.) e Bruno Figueiredo (Juninho, 75’); Diogo Balau, Diogo Brás e Rúben Araújo (Matheus Julião, 45’)
Suplentes não utilizados: Nuno Hidalgo, André Pacheco, Rafa Midões e Hamed
Treinador: Carlos Fernandes
Disciplina: cartão amarelo para Marco Grilo (50’) e Matheus Julião (70’)
Golos: 1-0 por Gui Paula (13’), 2-0 por Cornélio (73’), 3-0 por Konaté (90+2’), 3-1 por Juninho (90+8’)
HOMEM DO JOGO
Ramalho (SC Covilhã)
O prémio de Homem do Jogo foi atribuído a Ramalho, médio do SC Covilhã. O capitão de equipa teve um papel preponderante no triunfo, contribuindo com uma assistência para o segundo golo e uma exibição de grande nível no centro do terreno, especialmente na definição e gestão dos timings de ataque ou manutenção de posse de bola, bem como na criação de oportunidades.