Triunfo por 3-1
A primeira parte do encontro foi repartida e disputada com muita intensidade. As duas equipas apresentaram processos consolidados, mostrando entrosamento, qualidade na troca de bola e jogo apoiado.
Apesar do terreno pesado e da chuva que caía, as jogadoras revelavam critério nos lances ofensivos que conseguiam criar. O primeiro golo surgiu aos 7 minutos, para a formação de Gaia: após uma combinação na direita, Érica Ventura cruzou para a zona de conflito, Jennie Lakip cabeceou ao poste da baliza maritimista e Barbosinha, no sítio certo, a encostar para o fundo das redes.
As visitantes responderam da melhor forma e, aos 11', igualaram o resultado: Fatumata Sissé lançou Sofia Lewis em profundidade e a atacante norte-americana, com frieza, a rematar e a faturar o 1-1. Contudo, as locais, com maior ascendente, não desistiram de procurar o segundo golo. Perto do intervalo (41'), Neuza Besugo, num grande disparo, após solicitação de Maria Baleia, festejou nova vantagem para o Valadares.
No segundo tempo, o Marítimo entrou com vontade de dar a volta aos acontecimentos, mas teve dificuldade a construir lances de perigo. E foi mesmo o conjunto de José Nando que esteve sempre mais perto de dilatar o resultado. O terceiro golo do encontro que sentenciou o vencedor, surgiu aos 73 minutos: Mackenzie Cherry solicitou Jennie Lakip com um passe vertical, a número nove do Valadares Gaia foi mais forte que Sade Heinrichs, passou pela central madeirense, e rematou para o 3-1, aproveitando a má abordagem da guarda-redes Nicole Panis.
Com este triunfo, o Valadares Gaia está em quinto lugar com 23 pontos, enquanto o Marítimo encontra-se na sétima posição com 20.
Clique aqui para conferir todos os resultados e a classificação geral
FICHA DE JOGO
VALADARES GAIA FC 3-1 CS MARÍTIMO (2-1 ao intervalo)
Liga BPI
14.ª jornada
Estádio Jorge Sampaio
Árbitro: Filipa Cunha
Árbitros assistentes: Rafaela Almeida e Marina Sousa
Quarto árbitro: Patrícia Coutinho
VALADARES GAIA: Erin Seppi (cap.); Maria Baleia, Louisa Aniwaa (Matilde Vilhena, 90'), Mackenzie Cherry, Inês Barge e Barbosinha; Alexis Strickland (Margarida Pinto, 90'), Érica Ventura e Carol Ferreira (Erica Meg, 58'); Neuza Besugo (Cris Vieira, 81') e Jennie Lakip (Da Costa, 90').
Suplentes não utilizados: Carol Alves, Cristina Ferreira, Carolina Santiago e Sara Monteiro.
Treinador: José Nando
Disciplina: cartão amarelo para Jennie Lakip (36')
MARÍTIMO: Nicole Panis; Jenna Holtz, Sade Heinrichs, Paula Fernandes (cap.) (Diana Freitas, 55') e Joana Silva (Inês Freitas, 81'); Shelby High, Telma Pereira (Sara Ferreira, 81') e Jana Radosavljevic (Catarina Abreu, 69'); Fatumata Sissé, Sofia Lewis e Érica Costa.
Suplentes não utilizados: Bárbara Santos, Liliana Gonçalves e Lara Costa.
Treinador: Albano Oliveira
Disciplina: cartão amarelo para Telma Pereira (15'), Paula Fernandes (36') e Jenna Holtz (85')
Golos: 1-0 por Barbosinha (7'), 1-1 por Sofia Lewis (11'), 2-1 por Neuza Besugo (41'), 3-1 por Jennie Lakip (73')
Melhor em campo: Jennie Lakip (Valadares Gaia)
Jennie Lakip influente
A jogadora do Valadares Gaia, Jennie Lakip, foi a grande protagonista da partida. A atacante norte-americana mostrou a sua influência, rematando ao poste no lance do primeiro golo e apontando o terceiro num lance de contra-ataque.