Damaiense soma agora a 2ª vitória consecutiva
O Damaiense protagonizou uma surpreendente reviravolta, na tarde deste domingo, ao vencer o SC Braga por 2-1. Com uma exibição sólida e consistente, a equipa da Amadora somou três pontos importantes, alcançando os 20 na classificação, o que lhe garante uma posição de maior tranquilidade na tabela.
O SC Braga, protagonizando um bom campeonato, entrou em campo determinado a impor o seu domínio desde os instantes iniciais. No entanto, encontrou pela frente uma equipa resoluta, que se recusou a ceder à pressão e demonstrou uma forte organização defensiva. As minhotas assumiram a iniciativa do jogo, atacando com maior frequência e qualidade, sustentadas por um meio-campo funcional e dinâmico. Apesar da superioridade territorial, o conjunto bracarense enfrentou dificuldades em traduzir essa posse em oportunidades claras, devido à eficácia e solidez do bloco defensivo adversário, que fechou com segurança os caminhos para a sua baliza.
A primeira situação de perigo surgiu na área do Damaiense, quando Taty Sena, com um remate potente na grande área (8’), obrigou Carolina Jóia a uma defesa espetacular. A resposta da equipa da Amadora não tardou e, aos poucos, começou a assumir mais riscos, avançando no terreno, e explorou devidamente a criatividade no seu jogo. Lidiane Antunes teve uma oportunidade de ouro ((19’) para o empate. Após uma excelente jogada individual de Daniela Gonçalves, rematou de forma perigosa, na marca do penalty, mas a bola passou a rasar o poste.
A maior ousadia da equipa da casa começou a criar algumas brechas no seu sector defensivo, e as minhotas souberam explorar esses espaços para desferir o golpe certeiro. Com a habitual frieza e precisão, a avançada brasileira Taty Sena não desperdiçou a oportunidade e inaugurou o marcador (24’), com um bom remate, numa fase em que o domínio visitante já não era tão evidente.
A reação do Damaiense foi imediata e determinada. Sem nada a perder, a equipa da casa intensificou os seus esforços na procura do empate, demonstrando grande resiliência. Essa persistência foi recompensada já perto do intervalo (44’), quando Daniela Gonçalves surgiu no momento certo para fazer o golo do empate. Lidiane Antunes rematou com potência, acertando na barra, e, na recarga, a norte-americana não hesitou, restabelecendo a igualdade.
Antes disso, Hawkins já havia dado um sinal claro do seu perigo. Num remate forte e colocado, obrigou Patrícia Morais a uma defesa complicada, que demonstrou a capacidade da guarda-redes em momentos decisivos.
Na recta final, de parte a parte, a intensidade e a vontade de desfazer o empate tornaram-se evidentes. A persistência acabou por premiar a equipa da Amadora, num lance marcado por um misto de oportunidade e felicidade. Lidiane Antunes, sempre atenta, soube aproveitar um alívio infeliz da defesa adversária, posicionando-se no lugar certo e no momento certo. Com frieza e precisão, não desperdiçou a ocasião (57’) e colocou a sua equipa em vantagem, dando novo rumo ao jogo.
A partir desse momento, as minhotas elevaram a intensidade da pressão, especialmente no último quarto de hora, criando duas boas oportunidades de golo através de Mylena Freitas (82’) e Zoi Von De Ven (84’). Para além disso, acumularam vários cantos, mas a defesa adversária mostrou-se intransponível, respondendo com eficácia e concentração a todas as investidas, garantindo assim a conquista de uma vitória importante.
Ficha de Jogo
DAMAIENSE, 2 SC BRAGA, 1
( 1-1 ao intervalo)
Liga BPI
Jornada 14
Campo eng. Carlos Salema
Árbitra: Sophia Rosa
Árbitras assistentes: Sara Gaspar e Catarina Mendes
Quarta árbitra: Lorena Esteves
DAMAIENSE: Carolina Jóia, Inês Matos, Morgan Stone, Emma Hawkins, Daniela Gonçalves (Cap.) (Inês Moreira, 73’), Lidiane Antunes, Anna Torslov, Madalena Contente (Allison Blais, 89’), Ema Cruz, (Catarina Almeida, 90’+1’), Tianna Harris, Gabriela Gonçalves.
Suplentes não utilizadas: Inês Lima, Tânia Mateus, Joana Dantas, Carolina Beckert.
Treinador: Tomás Tengarrinha
Disciplina: cartão amarelo para Inês Matos (25’), Madalena Contente (55’), Tianna Harris (71’),
SC BRAGA: Patrícia Morais, Leah Lewis, Malu Schmidt (Madalena Marau, 62’), Taty Sena, Ellie Walker, Dolores Silva (Cap.) (Vânia Duarte, 90’), Zoi Van De Ven (Carol Rocha, 85’), Ágata Filipa (Dani Silva, 85’), Ana Rute Rodrigues, Sissi Ribeiro, Manjou Wilde (Mylena Freitas, 62’).
Suplentes não utilizadas: Aline Lima, Leonor Miller, Melany Fortes, Marina Azevedo.
Treinador: Miguel Santos
Disciplina: nada a assinalar
Golos: 0-1 (Taty Sena, 24’), 1-1 (Daniela Gonçalves, 44’), 2-1 (Lidiane Antunes, 57’).
Mulher do jogo
Lidiane Antunes ( Damaiense)
Foi responsável pelo golo da vitória, e desempenhou um papel fundamental no primeiro. Nesse lance, rematou com força à barra e, no ressalto, Daniela Gonçalves aproveitou para marcar. Demonstrou uma postura ativa e envolvente no ataque à baliza de Patrícia Morais, e, quando chamada a defender, mostrou-se segura e decisiva, não se acobardando perante os desafios.