Artigo científico publicado em revista internacional versa sobre o impacto positivo de “A Hora dos Super Quinas"
A Portugal Football School acaba de publicar, na prestigiada revista norte-americana Journal of Physical Activity and Health, os resultados de um estudo que avalia o impacto do programa de intervenção “A Hora dos Super Quinas” na competência motora de crianças do 1º ciclo do ensino básico. O estudo foi realizado nos 18 distritos de Portugal continental, assim como nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, e desenvolvido em colaboração com investigadores de 17 instituições de ensino superior em Portugal, entre elas:
Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço
Escola Superior de Desporto de Rio Maior
Instituto Piaget, Almada
Instituto Politécnico da Guarda
Instituto Politécnico de Beja
Instituto Politécnico de Bragança
Instituto Politécnico de Castelo Branco
Instituto Politécnico de Coimbra
Instituto Politécnico de Leiria
Instituto Politécnico de Lisboa
Instituto Politécnico do Porto
Universidade da Maia
Universidade do Algarve
Universidade do Porto
Universidade de Lisboa
Universidade de Évora
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Os resultados do estudo, que envolveu a aplicação de uma aula extra-curricular semanal de 60 minutos durante 12 semanas, mostram melhorias significativas na competência motora das crianças, com avanços notáveis nas áreas de estabilidade, manipulação e locomoção, em crianças dos 6 aos 10 anos.
O artigo, intitulado "Improving Motor Competence of Children: The 'Super Quinas' Intervention Program in Portuguese Primary Schools", sublinha a importância de estratégias estruturadas para promover a atividade física e a aptidão motora no ambiente escolar.
Lançado em janeiro de 2023, como parte do Plano Estratégico “Futebol 2030” da Federação Portuguesa de Futebol, o programa começou como um projeto-piloto em 44 escolas de 24 concelhos, envolvendo mais de 1300 crianças durante três meses. Os resultados reforçam a necessidade urgente de aumentar a atividade física nas escolas e destacam o impacto positivo do programa no desenvolvimento motor das crianças.
Atualmente, o programa está presente em 302 municípios e 1354 escolas, com a participação de mais de 75.000 crianças.
O estudo completo pode ser consultado aqui, e mais informações sobre o programa estão disponíveis no link oficial.