"Deixa-te de joguinhos" é o nome da campanha lançada, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol e que tem Pedro Pauleta como embaixador.
A Federação Portuguesa de Futebol, em conjunto com o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), apresentou, esta sexta-feira, uma campanha contra o 'match-fixing', cujo embaixador é o diretor da FPF Pedro Pauleta. "Deixa-te de joguinhos" é o nome da campanha que tem como objetivo terminar com a prática de combinar resultados desportivos com vista à obtenção de prémios ou quantias provenientes de apostas a dinheiro.
Para o mês de outubro, estão previstas várias ações de alerta no âmbito desta campanha, junto dos jogadores, mas também de outros agentes do futebol - árbtros, dirigentes, instituições - e público em geral.
Recorde-se que a FPF apresentou recentemente uma proposta de alteração à lei que pune a corrupção desportiva, de forma a aplicar penas mais pesadas aos infratores, equiparando-a à lei geral da corupção.
"O match fixing é um dos flagelos do futebol de hoje. A FPF faz do combate um dos nossos objetivos, na prevenção e na formação dos atletas. Vamos cumprir mais um dos nossos compromissos, no sentido de irmos ainda mais longe em políticas de combate a este fenómeno global. A proposta de lei existe, é publica e temos agora a possibilidade de lutar por ela", afirmou o presidente da FPF, Fernando Gomes, durante o lançamento do projeto conjunto da FPF e do SJPF..
Pedro Pauleta foi apresentado embaixador da campanha e mereceu os maiores elogios do presidente do SJPF, "pelos valores com que sempre se regeu no mundo do futebol", noeadamente "o respeito, o 'fair-play', a solidariedade e a verdade".
Já o diretor da FPF reforçou os propósitos da iniciativa, frisando que "é preciso combater igorosamente uma prática que estraga a beleza do futebol". "Combinar resultados é batota. O que dá valor ao mais belo jogo do Mundo é entrarmos em campo e sabermos que qualquer um pode ganhar", resumiu Pedro Pauleta.