Seleção Sub-19

Gonçalo Rodrigues: o sonho de um aniversário em festa

Seleção Sub-19

O médio da Equipa das Quinas faz 19 anos no dia 18 de julho, data do terceiro encontro de Portugal na fase de grupos do Campeonato da Europa sub-19 Alemanha-2016.

FOTOGALERIA

O primeiro aniversário de Gonçalo "Guga" Rodrigues longe da família vai ser celebrado no dia 18 de julho, o mesmo em que os sub-19 entram em campo pela terceira vez no Campeonato da Europa Alemanha-2016. O médio sonha com a possibilidade de ter três motvos para celebrar em Estugarda, depois do jogo com a Itália (18h30): o 19.º anversário, a passagem da Equipa das Quinas às meias-finais do Europeu e a qualificação direta de Portugal para o Campeonato do Mundo sub-20 do próximo ano, na Coreia do Sul. A distância da família vai pesar? "Já tinha falado disso com os meus pais, que esta seria a primeira vez que ia estar longe deles no meu aniversário. Mas também é um sentimento muito bom estar aqui perto da minha segunda família, que é a seleção. A melhor prenda que me podiam dar era a de vencermos o jogo [com a Itália]", confessou.

Nem só o encontro com os transalpinos pode ter um significado adicional para o jogador ligado ao SL Benfica. A 50.ª internacionalização pode ser cumprida já na estreia de Portugal no Europeu sub-19, frente à Áustria [dia 11 de julho, em Grossaspach]: "Acho que isso é sinal que estou a trabalhar bem para merecer esta oportunidade desde os sub-15 até agora, aos sub-19. Que me lembre, ainda não a nenhum estágio e admito que gostava de comemorar essa marca com uma vitória frente à Áustria", referiu.

O centrocampista não escondeu, também, o orgulho de fazer parte da hierarquia de capitães no grupo de trabalho liderado pelo Treinador Nacional Emílio Peixe: "Penso que isso é o reconhecimento da minha responsabilidade. Temos de transmitir os nossos valores aos jogadores que chegaram mais tarde e isso é um privilégio. Jogar na seleção e poder envergar a braçadeira de capitão é um sentimento muito bom", afirmou.

O pai (antigo guarda-redes) e o avô (antigo treinador) foram dois dos grandes responsáveis pela paixão do internacional português pelo futebol: "Quando era pequenino, ia ver os jogos do meu pai e hoje ainda me perguntam porque é que não fui para a baliza. Defender não era para mim. Nem sequer sou muito alto! A verdade é que andei sempre com a bola para todo o lado desde muito cedo", frisou.

A estatura baixa é um assunto que Gonçalo Rodrigues aborda com o desassombro de quem tem muita segurança nas suas capacidades: "Se calhar, algumas pessoas olham para mim e dizem: 'O Guga é baixo'. Mas, atualmente acho que os melhores médios são baixos. Eu digo sempre que a bola se joga no chão e que a cabeça importa muito", concluiu.

O último treino da Equipa das Quinas em Portugal será realizado amanhã, na Cidade do Futebol, pelas 10h15 e poderá ser presenciado na íntegra pelos órgãos de comunicação e público em geral.

A viagem da comitiva portuguesa para a Alemanha está marcada para a próxima sexta-feira, pelas 13h00, no aeroporto Humberto Delgado.

Clique aqui para conhecer o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados

Clique aqui para conhecer o calendário do Campeonato da Europa sub-19 Alemanha-2016

 


;

Notícias